ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Portaria da Iagro traz novas normas para controle do mormo em MS

Novas regras mantém interdição às propriedades que apresentarem animais com resultado positivo

José Roberto dos Santos | 24/07/2023 14:07
Exigência de exame de mormo em eventos promovidos por entidades privadas depende de cada uma. (Foto: Arquivo/Iagro-MS)
Exigência de exame de mormo em eventos promovidos por entidades privadas depende de cada uma. (Foto: Arquivo/Iagro-MS)

Assinada pela Iagro-MS (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), portaria publicada hoje no Diário Oficial do Estado cria novas normas para controle do mormo e estabelece novas regras para o trânsito de equinos no Estado. O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Mato Grosso do Sul está entre os 10 maiores plantéis de equinos do Brasil.

A portaria acabou com a exigência de exame laboratorial de mormo para ingresso de equídeos em eventos pecuários, assim como, para emissão de GTA para o trânsito intraestadual. Para o trânsito interestadual, deverá ser observada as exigências de cada UF de destino.

Entidades privadas que queiram exigir a apresentação de exames negativos de mormo, além das exigências do SVO (Serviço Veterinário Oficial), para participação em eventos ou para alojamento de animais em suas instalações,ficam autorizadas a fazê-lo.

A legislação mantém a interdição às propriedades que apresentarem animais com resultado positivo para testes diagnósticos de mormo até o fim das investigações.

Os animais com sinais clínicos compatíveis e resultados positivos nos exames solicitados, deverão ser submetidos a eutanásia. O encerramento da investigação epidemiológica ocorrerá após a eutanásia e destruição de todos os casos confirmados por teste de diagnóstico laboratorial, sendo então a propriedade desinterditada.

O Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos), da IAGRO-MS está credenciado para realizar o exame de mormo, entre outros.

Nos siga no Google Notícias