ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Mapa Interativo

Leitores apontam mais de 60 locais com invasão de "super grilos" na Capital

Infestação dos insetos foi registrada em 60 localidades da Capita e em diversas cidade do interior

Jhefferson Gamarra | 15/04/2021 16:09

Desde o início da semana, um fenômeno incomoda e ao mesmo tempo intriga moradores de Campo Grande. Grilos são vistos aos montes por diversas regiões da cidade. O Mapa Interativo publicado ontem (14) pelo Campo Grande News reúne mais de 60 pontos de infestação dos insetos, alguns deles, segundo os leitores, "gigantes".

Como já era previsto, nenhuma região da cidade escapou da visita indesejada de grilos, que apesar de incomodo não representam risco para o ser humano.

“Nossa aqui na minha tá enfestado já joguei veneno e nada pula na gente tá no quintal todo no muro, dentro de casa até no tanque de lavar roupas eles acampam e tem de todo tamanho”, esbravejou a leitora Sandra Franco sem citar o bairro em que mora.

Luzia Nepomuceno foi outra leitora indignada com a infestação. “Aqui na minha casa também tem. Já matei mas ainda tem, eles ficam cantando e me irrita”, disse.

Leitores que acompanham o Campo Grande News pelas redes sociais relataram a aparição dos grilos nos bairros Cabreúva, Parque do Sol, Coronel Antonino, Rouxinóis, Santo Amaro, Los Angeles entre outros citados no mapa.

Até fora da capital foram observadas aparições dos insetos. “Em São Gabriel do Oeste tem muitos grilos também. Tá muito estranho”, comentou Awdrei Cadona. “Três Lagoas também está infestado de grilo”, disse Marcos Augusto, outro leitor do interior. “Aqui em Chapadão do Sul tem grilo pra fritar e vender”, brincou a leitora Rosa Cristina Cristianismo.

Devido ao alto preço da carne, a notícia da infestação abriu brechas para diversos comentários engraçadinhos como: “Chegou em boa hora, a carne ta cara”, “Pelo preço da carne uns grilos fritos cairia bem”, “O preço que tá a carne, grilo é uma excelente fonte de proteína”.

Segundo especialista, a invasão de grilos que chegou a diferentes regiões da cidade pegou muita gente de surpresa, deve permanecer na cidade até o fim deste mês. O aparecimento repentino está associado ao período de reprodução dos insetos e pode, inclusive, ter ligação com as queimadas registradas no Estado no ano passado.

“Esse período não costuma ser duradouro. O esperado é que até o final do mês não tenha mais [a aparição dos animais]”, explicou o biólogo e professor de Ciências Biológicas da UCDB, Kwok Chiu Cheung.

De acordo com ele, os incêndios registrados recentemente mataram diversos predadores dos grilos, comprometendo o controle feito pela cadeia alimentar. “Muitas aves, sapos e lagartos morreram queimados. Fazia tempo que não tinha um período com tantas queimadas concentradas”, pontua. Os incêndios também podem ter feito com que os insetos saíssem da área rural, e invadissem as cidades para se abrigar.

Você ainda pode enviar mais relatos e anexar fotos. Veja no Mapa Interativo abaixo os bairros em que os grilos foram avistados por leitores:


Nos siga no Google Notícias