ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Barragem de Corumbá é interditada por falta de estabilidade

A ANM (Agência Nacional de Mineração) interditou quatro barragens do País nesta quinta-feira

Gabriela Couto | 02/04/2021 16:12
Barragem em Corumbá foi interditada por falta de apresentação de documento que garante segurança da estrutura (Foto Imasul)
Barragem em Corumbá foi interditada por falta de apresentação de documento que garante segurança da estrutura (Foto Imasul)

A Bacia 07 Alto da Serra, em Corumbá, é uma das quatro barragens interditadas pela ANM (Agência Nacional de Mineração) nesta quinta-feira (1º). As outras três são de Labourrie, no município de Calçoene (AP), Lagoa do Pirocaua, em Godofredo Viana (MA) e Barragem do Serginho, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT).

A campanha de entrega da Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura foi encerrada no final de março. O documento tem que ser entregue duas vezes ao ano, conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens. Quando o empreendedor não entrega a declaração, o sistema gera automaticamente uma multa, e a barragem é interditada.

Já eram 39 barragens interditadas desde a última campanha, em setembro de 2020. Agora são 43 barragens interditadas em todo o Brasil por falta de estabilidade.

Das 438 barragens atualmente inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens, 395 têm documentação atestando a estabilidade, 32 entregaram a declaração não atestando a estabilidade das estruturas e 11 não enviaram o documento no período legal, o que pressupõe não terem a estabilidade atestada. Essas últimas são automaticamente interditadas.

 No Estado são 16 barragens que armazenam resíduos de atividade mineradora. Todas elas estão localizadas em Corumbá, mais precisamente no Maciço do Urucum. A manutenção de cada estrutura é de responsabilidade das empresas, os órgãos públicos são responsáveis por fiscalizar e garantir a segurança da estrutura.

Nos siga no Google Notícias