ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Com 12% de umidade, clima desértico é alerta em MS

Há alerta para o ar muito seco neste fim de semana com risco de incêndios florestais e à saúde

Viviane Oliveira | 09/07/2022 09:39
Tempo seco dos últimos dias têm deixado o clima com sensação de deserto em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Tempo seco dos últimos dias têm deixado o clima com sensação de deserto em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

A massa de ar seco que atua em Mato Grosso do Sul continua deixando o clima no Estado com sensação de deserto até a próxima terça-feira (12), quando as temperaturas mínimas caem, o que deve amenizar um pouco mais a sequidão. Na próxima semana, deve chover de forma isolada no sul do Estado, mas não de forma significativa a ponta de alterar a situação.

Há alerta para o ar muito seco neste fim de semana com risco de incêndios florestais e à saúde. Os níveis de umidade relativa do ar devem variar entre 12% e 20%, no período da tarde. Valores bem abaixo do ideal para saúde, que é umidade de 60%.  Ontem, por exemplo, os municípios de Costa Rica e Coxim ficaram entre as 20 cidades mais secas do País com índices de 19%.

O clima com sensação de deserto é marcado pela pouca quantidade de chuvas, baixa umidade relativa do ar, elevadas temperaturas e amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) - "condição típica do inverno", segundo a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Andrea Ramos.

O ar seco favorece temperaturas mais amenas durante a noite, madrugada e ao amanhecer. Mas ao longo do dia há um aumento gradativo do calor podendo atingir valores de até 36ºC, principalmente na região norte do Estado, Coxim e Sonora.

Conforme Andrea, a evolução da massa de ar frio vai favorecer a queda de temperatura para a próxima terça-feira à tarde com mínima de 15ºC em Ponta Porã e Bela Vista. “Já na capital sul mato-grossense, a máxima não vai passar dos 25ºC”. Essa situação vai até quinta-feira (14), quando as temperaturas começam a seguir.

Nos siga no Google Notícias