ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Com avanço da seca, combate ao fogo volta a Corumbá e na divisa com Goiás

Queimadas não cessam e, a cada dia, novos pontos de incêndio precisam de empenho das forças militares

Lucia Morel | 11/07/2021 14:21


Com avanço da seca em Mato Grosso do Sul, as queimadas também não param e agora, depois de fogo controlado no Banhado do Rio da Prata ontem, o Corpo de Bombeiros combate incêndio que se alastra pela região do Canal do Tamengo, no município de Corumbá, a 6 quilômetros da Bolívia.

Segundo informações da corporação, o combate teve início ontem, com apoio da Marinha do Brasil, que emprestou helicóptero para lançamento de água sobre a vegetação seca, que queima. A corporação disse ainda, que a localidade é de difícil acesso.

Para continuar os trabalhos, esta manhã passaram a ser empregados na ação três viaturas e mais 13 bombeiros militares para controlar o foco de calor naquela região, à pé.

Militares avançam por terra para combater fogo no Canal do Tamengo. (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros)
Militares avançam por terra para combater fogo no Canal do Tamengo. (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros)

As únicas informações repassadas até o momento são essas, com perspectiva de que até o fim do dia, novo boletim seja divulgado. Não foi informado o tamanho da área em chamas.

Parque Nacional – a corporação atua ainda em monitoramento no Parque Nacional das Emas, na divisa com o Estado de Goiás. Lá, queimada já ocorre do lado goiano e equipes em MS prestam apoio na tentativa de não deixar o fogo alcançar o lado sul-matogrossense.

Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), em relatório do Monitor de Secas, indicou que Mato Grosso do Sul apresentou entre abril e maio deste ano, foi registrado 100% de seca no Estado. E para piorar, o monitoramento identificou ainda, avanço de seca grave de 14% para 28% do território de abril para maio e de 57% para 66% da seca considerada moderada, no mesmo período.

Para a agência, “com isso, houve um agravamento do fenômeno em Mato Grosso do Sul. Em termos de área total com seca, Mato Grosso do Sul teve cerca de 357 mil km² nessa situação, ficando atrás apenas da Bahia e de Minas Gerais”.

Nos siga no Google Notícias