ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Com chuva 75% abaixo da média em fevereiro, 69 municípios enfrentaram seca

Para o próximo trimestre a previsão é de que o volume das chuvas melhore e fique entre 200 a 300 milímetros

Jhefferson Gamarra | 18/03/2022 15:10
Tempo seco registrado em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Tempo seco registrado em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Como era previsto, o verão que termina no próximo domingo (20), foi de poucas chuvas em Mato Grosso do Sul. Em fevereiro, os volumes de chuvas no Estado ficaram até 75% abaixo da média histórica, com acumulados que variaram de 0 a 120 milímetros, deixando a maioria dos municípios em situação de seca grave, extrema ou excepcional.

Dados catalogados pelo Monitor de Secas do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), e divulgados pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), apontam que apenas nos municípios do extremo Norte do Estado tiveram chuvas acima da média climatológica, com acumulados que variaram entre 120 a 180 milímetros.

Levantamento de secas divulgado pelo CEMTEC (Foto: Reprodução)
Levantamento de secas divulgado pelo CEMTEC (Foto: Reprodução)

Na contramão do extremo Norte, 69 municípios sul-mato-grossenses enfrentaram seca de intensidade grave a excepcional.

A estiagem intensa produziu efeitos castigaram a safra de soja deste ano, diminuindo a produtividade média, que estava estimava em 56 sacas por hectare e caiu para 50,6 sacas por hectare. A produção deve totalizar 11,4 milhões de toneladas do grão, que anteriormente estava cotado para superar 12 milhões de toneladas.

Previsão - Para o próximo trimestre, compostos por abril, maio e junho,  a previsão é de que o volume das chuvas fique entre 200 a 300 milímetros em grande parte do Estado. No geral os acumulados ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica. Nas regiões Nordeste e Noroeste as chuvas devem variar entre 100 a 200 milímetros, enquanto no extremo Sul o volume ficará entre 300 a 400 milímetros.

Nos siga no Google Notícias