ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Fazendeiro desmata 12 hectares de área rural e é multado em R$ 60 mil

Mariana Lopes | 14/05/2013 10:11
Área desmatada (Foto: PMA)
Área desmatada (Foto: PMA)

Acusado de exploração de madeira e de desmatar duas áreas de 12 hectares, localizadas na região rural de Sidrolândia, cidade distante 71 quilômetros de Campo Grande, um fazendeiro foi autuado pela Polícia Militar Ambiental e terá que pagar multa de R$ 60 mil.

Durante fiscalização na tarde de ontem (13), a polícia constatou que algumas árvores eram serradas em tábuas e vigas com motosserras. Entre as madeiras, foi encontrada aroeira, que é espécie protegida por lei.

A PMA explica que a portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

De acordo com a PMA, o proprietário da fazenda, residente em Sidrolândia, foi multado, além da exploração ilegal da madeira, também por degradação de área de preservação permanente e responderá por estes crimes.

A pena para exploração ilegal de aroeira é de um a dois anos de reclusão. O fazendeiro ainda responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Neste caso, a pena é de uma a três anos de detenção.

Nos siga no Google Notícias