ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fiscalização em rios será redobrada em feriado que antecede piracema

Renata Volpe Haddad | 01/11/2017 07:32
PMA reforça fiscalização em feriado prolongado que antecede piracema. (Foto: PMA)
PMA reforça fiscalização em feriado prolongado que antecede piracema. (Foto: PMA)

Devido ao feriado prolongado que começa amanhã (2) e que aumenta significativamente o número de pessoas presentes nos rios nos últimos dias de pesca aberta, a PMA (Polícia Militar Ambiental), inicia às 8h desta quarta-feira (1) a Operação Dia de Finados, prevista para acabar no dia 5 de novembro às 7h00, envolvendo 342 policiais. Como aconteceu durante a operação ocorrida no último feriado prolongado, todo o efetivo da polícia será utilizado na operação.

Em outubro é comum ter aumento no número de turistas e também da própria população do Estado nos rios pescando, especialmente em feriados prolongados, de acordo com a PMA. O reforço em novembro acontece, pois é o último fim de semana e feriado com a pesca aberta, antes da piracema.

O aumento do número de pescadores acontece também porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura se torna mais fácil.

Pesca nos leitos do Paraná, Aporé e Paranaíba, serão fiscalizadas. (Foto: PMA)
Pesca nos leitos do Paraná, Aporé e Paranaíba, serão fiscalizadas. (Foto: PMA)

Leitos - As fiscalizaçãos nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba, também recebem reforço e foram intensificadas nos leitos, para prevenir e reprimir a pesca predatória. 

O comando da PMA determinou que o reforço na fiscalização com as oito subunidades por esses locais. As subunidades de Cassilândia e Aparecida do Taboado desenvolverão fiscalização com maior atenção aos rios Paranaíba e Aporé, mas também com responsabilidades aos trechos do rio Paraná e aos rios de ambas as bacias, onde a pesca só fecha às 0h00 do dia 5 de novembro.

As subunidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Naviraí, Porto Primavera, do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Naviraí e Mundo Novo intensificarão a fiscalização no leito do rio Paraná, onde o período de defeso começa às 0h00 de hoje, mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca só fecha no dia 5 de novembro.

Nos siga no Google Notícias