ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Duas semanas antes da Piracema, rios cheios afastam pescadores

Renata Volpe Haddad | 27/10/2017 10:48
Chuvas "sujam" os rios e enchem, afastando os pescadores. (Foto: PMA)
Chuvas "sujam" os rios e enchem, afastando os pescadores. (Foto: PMA)

A Piracema nos rios de Mato Grosso do Sul começa oficialmente no dia 5 de novembro e duas semanas antes, imagina-se que os pesqueiros estejam lotados. Porém, os rios cheios e sujos, por conta das chuvas, acabam afastando os pescadores.

Em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, no Lontra Pantanal Hotel, as chuvas na cabeceira encheram o rio Paraguai e sujou a água. Segundo a auxiliar de administração do hotel, Conceição Louveira Amarília, por conta da cheia, não há tanto peixe. "Geralmente, duas semanas antes de começar a piracema, ficamos lotados, mas esse ano está diferente", afirma.

O hotel trabalha com reservas. "Para este fim de semana não temos quase nada de reserva e para o próximo, que antecede a piracema, temos duas, apenas. Os clientes ligam antes querendo saber como está o rio".

A situação de rio cheio e poucos clientes também está no Pesqueiro e Pousada 110, em Aquidauana, distante 135 km da Capital. De acordo com a cozinheira do local, Daiana de Almeida Castro, o movimento caiu porque o rio encheu. "Antes da piracema, a gente tem muito movimento, só que para este fim de semana está bem tranquilo. Os clientes acham que não compensa pescar com rio cheio", explica.

Já no rio Miranda, o dono do pesqueiro Rancho Dourado, Luís Carlos Cardoso, reclama da crise financeira e não do rio cheio. "Olha, era para estar lotado esse fim de semana. Esperava bastante gente, mas acho que só pode ser a crise afastando os clientes. Antigamente não tinha vaga para ninguém nessa época, hoje estamos vazios".

Há 20 anos com o pesqueiro, Luís considera 2017 como um dos piores. "Mesmo com o rio cheio, as pessoas vinham para passear, descansar, curtir o dia. Mas não é o que está acontecendo", desabafa.

Piracema começa no dia 5 de novembro. (Foto: PMA)
Piracema começa no dia 5 de novembro. (Foto: PMA)

Piracema - De 5 de novembro até 28 de fevereiro de 2018, as pescas nos rios estão proibidas. O tenente-coronel da PMA (Polícia Militar Ambiental), Edmilson Queiroz, explica que na operação pré-piracema, foram autuadas 44 pessoas, sendo 17 por crime e 27 por falta de licença de pesca. "A gente sempre antecipa a operação porque tem muita gente que aproveita essa época, de rio cheio, para pescar".

O coronel diz ainda que com os rios cheios, os cardumes se juntam. "Nessa época de chuvas é o que os peixes se reproduzem, eles aproveitam o rio cheio e é quando os pescadores jogam redes para pegar os cardumes. Por isso temos o período defeso", explica.

Nos siga no Google Notícias