ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 13º

Meio Ambiente

Fotógrafo registra na Capital raro alinhamento de 5 planetas com a lua

Última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos

Por Jhefferson Gamarra | 24/06/2022 08:21
Alinhamento no céu registrado no céu de Campo Grande (Foto: Wilmar Carrilho)
Alinhamento no céu registrado no céu de Campo Grande (Foto: Wilmar Carrilho)

“Deus ajuda quem cedo madruga”, comemora o fotógrafo Wilmar Carrilho, 60 anos, que acordou antes do sol raiar nesta sexta-feira (24), para registrar um momento raro de alinhamento da lua com 5 planetas, no céu da Capital.

A foto mostra o alinhamento de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e a Lua, batizado de “dança dos planetas”. O registro foi feito no próprio condomínio onde mora o fotógrafo, na Avenida Mascarenhas de Moraes, no Bairro São Francisco. “Coloquei o alarme pra despertar 4h30 e fazer as fotos, fiz 82 fotos e selecionei 6 que ficaram melhores. Outro fenômeno desse só daqui a 18 anos”, pontua Wilmar.

De acordo com o portal de meteorologia AccuWeather, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu, e o melhor horário para ver os cinco planetas e a Lua seria 30 minutos antes do nascer do sol desta sexta, assim como fez o campo-grandense, que contou com a colaboração do céu sem nuvens. “O céu limpinho. Deus ajuda quem cedo madruga, já dizia minha avó”, brinca.

Mercúrio, era o planeta mais difícil de ser observado, pois os raios solares dificultam o flagra. Porém, o planeta não escapou das lentes de Wilmar. “A Lua está abaixo de Vênus. Mercúrio, o mais distante, ficou um pontinho quase imperceptível”, frisou o fotografo que transformou o hobby de fotografar em uma segunda profissão. “Sou funcionário público estadual ainda na ativa. Mas a máquina já é uma extensão do corpo, vai comigo pra todo lugar”, brinca.

Vale destacar que a última vez que os cinco planetas estiveram visíveis no céu noturno ao mesmo tempo foi há 18 anos, em 2004. A posição dos cinco planetas permanece até o final de junho, porém a presença da Lua crescente, entre Vênus e Marte, que dá o tom especial ao momento, aconteceu apenas nesta manhã.

Para conferir este e outros registros feitos pelo fotógrafo, basta acessar seu perfil no Instagram: @wilmarcarrilho

Nos siga no Google Notícias