ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Alinhamento de 5 planetas é fenômeno raro para ser visto hoje

Última vez que evento natural aconteceu foi em 2004 e próximo só acontecerá em 2040

Por Liana Feitosa | 23/06/2022 16:56
Simulação mostra disposição de planetas - e lua - nesta madrugada. (Ilustração: Thiago Mendes / Campo Grande News)
Simulação mostra disposição de planetas - e lua - nesta madrugada. (Ilustração: Thiago Mendes / Campo Grande News)

Durante a madrugada de amanhã (24) será possível visualizar um fenômeno raro no céu: o alinhamento de cinco planetas que estarão visíveis segundo a ordem natural de distância do Sol. O evento natural poderá ser testemunhado em Mato Grosso do Sul antes do nascer do sol, até por volta das 5h da manhã.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, os espectadores devem olhar entre o Norte e o Leste para observar o fenômeno que apresentará os planetas na seguinte ordem: primeiro, à esquerda, Mercúrio, em seguida, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Netuno e Urano também farão parte do espetáculo, no entanto, como são planetas muito escuros, não será possível localizá-los a olho nu. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2004 e, o próximo alinhamento do tipo acontecerá só daqui a 18 anos, em 2040.

Nos próximos dias Mercúrio se afastará aos poucos do Sol, facilitando a observação desse planeta, por isso que a melhor data para ver o alinhamento será quando o planeta estiver mais distante da estrela: nesta sexta-feira (24).

“A noite terá céu claro, limpo e com pouca luminosidade, excelente para ver ao Norte do horizonte. Não percam”, reforça o meteorologista. Para facilitar a visualização, especialistas em astronomia orientam que os planetas terão brilho fixo, diferente das estrelas, cujo brilho é cintilante e parece trêmulo.

Nos siga no Google Notícias