ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Funcionário público é multado em R$ 7 mil por maus-tratos a jumentos e emas

Três emas que eram mantidas em cativeiro foram encontradas mortas pela PMA

Adriano Fernandes | 08/04/2021 23:14
Jumentos que era mantidos presos no sitio. (Foto: PMA)
Jumentos que era mantidos presos no sitio. (Foto: PMA)

Um funcionário público, de 56 anos, foi multado em R$ 7 mil por maus tratos a jumentos e três emas em um sítio em Vicentina, município a 255 quilômetros de Campo Grande. A propriedade fica à margem da BR-379.

No local, policiais militares ambientais encontraram quatro jumentos, sendo três fêmeas e um macho. Um  dos animais estava com uma lesão na região do prepúcio, apresentando inflamação, indicando que a infecção do animal não estava sendo tratada. Uma médica veterinária da Vigilância Sanitária de Vicentina também acompanhou a visita ao local.

Ema encontrada morta na propriedade. (Foto: PMA) 
Ema encontrada morta na propriedade. (Foto: PMA)

Os policiais ainda localizaram as carcaças de duas emas em avançado estado de decomposição, e outra que havia morrido recentemente.

A área onde os animais eram mantidos é totalmente cercada por telas, o que impedia que as emas saíssem do local e migrassem para seu hábitat natural, caracterizando a manutenção em cativeiro, o que também é crime.

O proprietário do sítio mora em Dourados e não estava no local. No contato realizado pela equipe, ele alegou que vai uma vez por semana na propriedade. Segundo ele, as emas entraram sozinhas na à área cercada e ele não soube explicar a causa da morte dos bichos.

O funcionário público foi multado e também responderá pelos crimes, cuja pena para maus tratos é de três meses a um ano de detenção e, pelas aves silvestres em cativeiro, é de seis meses a um ano de prisão. O dono do local também foi notificado a providenciar tratamento médico adequado aos jumentos e apresentar os comprovantes para a vigilância sanitária de Vicentina, que fará visitas ao sítio para verificar o estado de saúde dos bichos.


Nos siga no Google Notícias