ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Governo conclui manutenção de 42 estações meteorológicas em MS

Limpeza e troca de equipamentos garantem informações precisas no tempo e clima do Estado, afirma a Semadesc

Por Gustavo Bonotto | 05/01/2024 23:18
Estação meteorológica instalada em Campo Grande foi restaurada e agora faz coletas com mais precisão e em tempo real. (Foto: Reprodução/Semadesc)
Estação meteorológica instalada em Campo Grande foi restaurada e agora faz coletas com mais precisão e em tempo real. (Foto: Reprodução/Semadesc)

Através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (5), a conclusão dos trabalhos de manutenção nas 42 estações meteorológicas automáticas instaladas em território sul-mato-grossense.

Segundo o texto enviado à imprensa, foram realizados serviços de limpeza do painel solar e de sensores responsáveis por captar dados dos municípios que contam com medição meteorológica automática. Além disso, houve a substituição de equipamentos que realizam a transmissão de dados, de 2G para 4G, garantindo mais velocidade na distribuição das informações coletadas.

“Foram realizadas manutenções preventivas e manutenções corretivas para deixar nossa rede de estações meteorológicas 100% operacional. Dessa forma, o trabalho do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do próprio Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ganha em abrangência e assertividade. Também vai permitir um melhor entendimento das variações dos parâmetros meteorológicos e da previsão”, comenta o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette.

No mês de dezembro, foi lançado edital para ampliação da rede meteorológica estadual, com intuito de ampliar, estrategicamente, a cobertura espacial das estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul.

“[...] Essa rede de estações meteorológicas é fundamental, pois seus dados subsidiam a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul baseada em informações meteorológicas e climáticas precisas”, comentou o secretário Jaime Verruck, à época da publicação.

Receba as principais manchetes no seu celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias