ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Inmet alerta 20 municípios de MS para risco de alagamentos e até granizo

Entre os perigos da chuva, podem acontecer quedas de energia e árvores, além de alagamentos

Guilherme Correia | 27/09/2021 10:11
Pessoas caminham segurando guarda-chuvas. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Pessoas caminham segurando guarda-chuvas. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (27), de "perigo potencial" de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos causados pela ação da chuva. O aviso prevê que a situação pode se complicar entre hoje e a manhã de terça-feira (28), em pelo menos 20 municípios de Mato Grosso do Sul.

Está prevista chuva entre 20 a 30 milímetros por hora, além de ventos intensos, que podem atingir de 40 a 60 quilômetros por hora. O Inmet também alerta para chuva de granizo - que já aconteceu no último domingo, em Campo Grande.

Segundo o órgão, tratam-se de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Alerta diz respeito sobre região mais ao norte de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Inmet)
Alerta diz respeito sobre região mais ao norte de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Inmet)

Por fim, o Inmet orienta que caso haja rajadas de vento, não se abrigue sob as árvores, por conta do risco de quedas das mesmas. Além disso, cargas elétricas podem acontecer nessas vegetações.

É importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Nesse momento, procure não utilizar aparelhos eletrônicos que estejam ligados à tomada. No mais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar podem ser acionados, respectivamente, pelos números 199 e 193.

Nos siga no Google Notícias