ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Inmet alerta para risco de ventos no fim de semana aumentarem queimadas

Fim de semana terá baixa nebulosidade, altas temperaturas e umidade mínima do ar abaixo de 20%

Humberto Marques | 22/08/2019 15:21
Tempo seco e ventos criam condições para que incêndios se alastrem mais facilmente. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Tempo seco e ventos criam condições para que incêndios se alastrem mais facilmente. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Líder de queimadas no Brasil conforme dados oficiais, Mato Grosso do Sul corre o risco de ver as áreas incendiadas aumentarem no fim de semana por conta da maior intensidade dos ventos. O alerta partiu do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê um fim de semana de tempo seco, forte calor durante a tarde e percentuais de umidade do ar inferiores a 20% nos horários de temperaturas mais altas.

A sexta-feira (23) deve registrar leve aumento na nebulosidade –mas com baixa umidade e névoa seca resultante de partículas suspensas na atmosfera–, mas o sábado (24) e domingo (25) tendem a registrar poucas nuvens e ventos mais fortes, “favorecendo o maior risco de alastramento de queimadas ou incêndios”, destaca a previsão do Inmet.

A exceção fica para as regiões sul e sudoeste (que inclui a Grande Dourados e a faixa de fronteira com o Paraguai), onde uma área de baixa pressão aumenta a nebulosidade e melhoram um pouco os percentuais de umidade –permanecendo na casa dos 40% nesta sexta, havendo, inclusive, chance de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas variam de 14 ºC a 28 ºC.

Já as demais regiões devem registrar céu parcialmente nublado pela manhã, com névoa seca à tarde e durante a noite. Em Campo Grande, as temperaturas vriam de 20 ºC a 31 ºC amanhã. No Centro-Norte (Jaraguari, Rio Verde e Camapuã), a variação será entre 18 ºC e 34 ºC.

Na faixa leste, entre Cassilândia e Taquarussu, os termômetros vão de 17 ºC a 33 ºC; e de 20 ºC a 33 ºC no Pantanal (Miranda, Ladário e Porto Murtinho).

Próximos dias – O sábado segue seco e com baixa umidade do ar –com risco de chegar a 20% em algumas regiões–, com temperaturas entre 13 ºC e 36 ºC. Na Capital, a variação será entre 18 ºC e 32 ºC. Domingo a situação se agrava, com a umidade atingindo 15% em algumas regiões, com calor de 38 ºC no interior e de até 34 ºC em Campo Grande.

Na segunda-feira (26), haverá aumento da umidade a partir das fronteiras oeste e sudoeste, com céu permanecendo entre claro e parcialmente nublado. Nas demais áreas, a névoa seca ainda persiste, com a umidade do ar beirando os 20% –e temperaturas entre 15 ºC e 37 ºC.

Na Capital, o feriado de aniversário da cidade também será com baixa umidade do ar e temperaturas entre 21 ºC e 34 ºC, segundo o Inmet.

Nos siga no Google Notícias