ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Queimadas atingem área equivalente a 3,5 mil campos de futebol no Pantanal

Desde 26 de julho foram 45 ações de combate, quase o dobro de todo o registro no segundo semestre do ano passado

Gabriel Neris | 21/08/2019 16:10
Equipe do Prevfogo tenta combater chamas em área do Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Reprodução)
Equipe do Prevfogo tenta combater chamas em área do Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Reprodução)

Os focos de incêndio somados já atingiram área de 2,5 mil hectares desde 26 de julho deste ano no Pantanal de Corumbá, município localizado a 419 km de Campo Grande. A dimensão total de vegetação consumida pelas chamas corresponde a 3.501 campos de futebol.

O Campo Grande News apurou que até esta quarta-feira (21) foram 45 combates realizados, quase metade de todo o registro de julho a dezembro de 2018. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), somente no segundo semestre do ano passado foram 25 ações de combate.

Para debelar as chamas, o trabalho da Brigada Pantanal Prevfogo conta com 30 pessoas que se alternam em dois turnos, um dia de trabalho e outro para descanso. O combate até agora é feito com abafadores.

O número de queimadas em todo Mato Grosso do Sul já chegou a 4.007 ao longo deste ano, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número é 275% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.068 focos.

Do outro lado do Estado, na região sul, o Corpo de Bombeiros de Mundo Novo, a 476 km de Campo Grande, foi convocado para apoiar as queimadas no Parque Nacional de Ilha Grande na Bacia do Rio Paraná, na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná.

Ao menos cinco militares participaram das ações de apoio e combate na quinta e sexta-feira da semana passada.

Nos siga no Google Notícias