ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Inmet coloca em alerta 14 cidades para temporal com rajadas de vento

Aviso inclui risco de alagamentos, descargas elétricas e queda de energia até quinta-feira

Por Viviane Oliveira | 24/09/2025 09:29
Inmet coloca em alerta 14 cidades para temporal com rajadas de vento
Temporal de segunda-feira em Amambaí, município distante 351 quilômetros de Campo Grande, arracou árvores e destelhou casas (Foto: Direto das Ruas)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou, na manhã desta quarta-feira (24), 14 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de perigo potencial para chuvas intensas. O aviso é válido até às 10h de quinta-feira (25) e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 14 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso, válido até quinta-feira (25), prevê precipitações de até 30 milímetros por hora, com possibilidade de atingir 50 mm diários, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h. Apesar do alerta, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica elevação das temperaturas no estado, com máximas entre 30°C e 34°C. No início da semana, um temporal atingiu a região com ventos excepcionais, registrando rajadas de 115,6 km/h em Caarapó, durante o primeiro dia da primavera.

Conforme o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As cidades sob alerta são: Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Apesar do alerta, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta elevação das temperaturas em MS (Mato Grosso do Sul), com máximas que podem variar de 30°C a 34°C em algumas regiões. A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%, principalmente à tarde. O tempo firme deve predominar na maioria das cidades, mas pancadas de chuva isoladas não estão descartadas, principalmente no extremo-norte (Coxim, Camapuã). Em Campo Grande, as temperaturas máximas variam entre 26°C e 30°C.

No início da semana, justamente no primeiro dia da primavera, Mato Grosso do Sul foi atingido por um temporal com ventos de intensidade incomum e volumes expressivos de chuva em várias regiões. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Caarapó foi registrada a rajada mais forte do dia, que chegou a 115,6 km/h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.