ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Inmet prorroga alerta de baixa umidade para Mato Grosso do Sul

No fim de semana, o seis cidades de MS ficaram entre as mais secas do País, com índices abaixo dos 30%

Por Fernanda Palheta | 09/06/2024 14:16
Em Campo Grande a umidade relativa do ar pode chegar a 25% neste domingo (9), segundo Inmet (Foto: Henrique Kawaminami)
Em Campo Grande a umidade relativa do ar pode chegar a 25% neste domingo (9), segundo Inmet (Foto: Henrique Kawaminami)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou neste domingo (9) o alerta amarelo de baixa umidade do ar para 72 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e há risco de incêndios florestais e à saúde.

No fim de semana, o Estado continuou no ranking das cidades mais secas do País, com índices abaixo dos 30%. Segundo dados do Inmet, neste sábado (8), Porto Murtinho ficou em 5º lugar com 24%. Coxim e Nhumirim (região de Corumbá) registram umidade do ar de 25%. Também aparecem na lista Aquidauana, Sonora e Três Lagoas, todas com índice de 26%.

Diante das condições climáticas, a orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias