ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

MS atinge 600 focos de fogo em 1 dia e Pantanal recebe posto de comando

Pontos de incêndios florestais na região dispararam na segunda-feira

Jones Mário | 29/10/2019 12:51
Faixa de incêndio se espalha pela região do Passo do Lontra, no Pantanal Sul-mato-grossense (Foto: Reprodução)
Faixa de incêndio se espalha pela região do Passo do Lontra, no Pantanal Sul-mato-grossense (Foto: Reprodução)

Somente nesta segunda-feira (28), dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram 600 focos de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, dos quais 584 distribuídos entre Corumbá, Aquidauana e Miranda, região pantaneira. Com a disparada das queimadas, um posto de comando foi montado na área e o combate reforçado.

Os pontos de incêndio detectados ontem superam a soma de focos identificados pelo Inpe entre sexta (25) e domingo (27), de 510. O recorde do ano é do dia 10 de setembro, com 678 focos, registrados no dia anterior à declaração de situação de emergência em Mato Grosso do Sul por causa das queimadas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Fabio Catarineli, o posto de comando foi instalado nesta segunda-feira. A região do Passo do Lontra, nas proximidades do Morro do Azeite, concentra a faixa de incêndio florestal mais alarmante.

Air Tractor emprestada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (Foto: Divulgação/CBMMT)
Air Tractor emprestada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (Foto: Divulgação/CBMMT)

“Estamos com vários militares dos Bombeiros e brigadistas na região, além do apoio aéreo, e chegou mais reforço hoje”, detalhou Catarineli.

Helicóptero da Polícia Militar é utilizado para monitorar a área incendiada e também transportar brigadistas e bombeiros aos pontos de difícil acesso.

A aeronave Air Tractor, cedida pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, também opera desde ontem no combate ao fogo. O avião, com capacidade para despejar 3 mil litros de água, estava em Campo Grande para ser exposto durante a 7ª Wildfire - Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais.

Segundo já havia informado o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, o combustível da Air Tractor será custeado por proprietário de fazenda atingida pelo incêndio florestal.

“A gente não sabe dizer quem, mas sabemos que é um incêndio provocado. São vários focos ao mesmo tempo, concentrados numa só área”, aponta Fabio Catarineli. Segundo ele, o vento forte e a vegetação seca contribuem para alastrar o fogo.

BR-262 - As queimadas na região provocaram interdição da BR-262, na altura do km 657, por volta das 21h desta segunda. O trecho já havia sido liberado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na manhã de hoje.

O coordenador da Defesa Civil estadual recomendou cuidado ao percorrer a rodovia. “A PRF está fazendo o controle, mas, além da fumaça, da baixa visibilidade, os animais que fogem do fogo atravessam a estrada e podem causa acidentes”.

Catarineli ainda descartou, neste momento, a possibilidade de reforços provenientes de outros estados, como ocorreu em setembro, quando bombeiros do Distrito Federal auxiliaram no combate aos incêndios no Estado.

Porém, conforme o coordenador, existem conversas para deslocar até o Pantanal brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que participam da 7ª Wildfire, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias