ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

MS terá próximo trimestre com chuvas até 50% abaixo da média histórica

Em fevereiro, média já foi 75% abaixo do índice regular, por conta de massas de ar seco e quente

Silvia Frias | 20/03/2022 08:37
Seca no Rio Perdido, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto/Divulgação: Chico Ribeiro)
Seca no Rio Perdido, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto/Divulgação: Chico Ribeiro)

Monitoramento mensal das secas elaborado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que, em fevereiro, as chuvas em Mato Grosso do Sul registraram valores até 75% abaixo da média histórica em grande parte dos 79 municípios, e os acumulados de chuva variaram entre 0 - 120 mm.

Para o próximo trimestre (abril-maio-junho), os modelos climáticos analisados pelo Cemtec indicam que as chuvas possam ficar entre 40% a 50% abaixo da média climatológica.

O relatório emitido pelo Cemtec/Semagro explica que a situação está relacionada à atuação de massas de ar seco e quente, que são sistemas de alta pressão atmosférica.

Conforme o documento, apenas municípios localizados no extremo norte do Estado tiveram chuvas acima da média climatológica, com valores entre 120 a 180 mm. Contribuíram para este cenário a passagem de cavados, associadas ao transporte de umidade e aquecimento diurno, além da atuação de zonas de convergência e a passagem de frentes frias.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro, o relatório conclui que houve avanço da seca grave no centro do estado e da seca extrema na parte sudoeste do estado, em função das anomalias negativas de precipitação e piora nos indicadores. Por outro lado, devido às chuvas acima da média em fevereiro, houve recuo da seca excepcional e extrema no nordeste do estado.

Para o próximo trimestre (abril-maio-junho), também indicam índice abaixo da média. Historicamente as chuvas variam entre 200 a 300mm em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nas regiões nordeste e noroeste, os acumulados variam entre 100 a 200mm, e no extremo sul da região sul entre 300 a 400 mm.

A média climatológica do próximo trimestre é de temperaturas com variação entre 17/20º para a região sudoeste, entre 21/24°C para as regiões noroeste e nordeste, e entre 20/22°C para a parte central do Estado. A previsão climática de uma combinação de modelos, estima que as temperaturas do ar se mantenham dentro da média climatológica.

Para a região noroeste há probabilidade de as temperaturas ficarem entre 40-50% acima da média no período. Por outro lado, municípios do extremo sul podem registrar temperaturas entre 40-50% abaixo da média climatológica.

Nos siga no Google Notícias