ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Nem chuva de granizo foi suficiente para acabar com fumaça da Capital

Para esta sexta-feira (9), a previsão é de temperatura máxima de 40 °C para Campo Grande

Marcos Rivany e Liniker Ribeiro | 08/10/2020 17:38
Campo Grande encoberta pela fumaça dificulta visão de pôr-do-sol. (Foto: Direto das Ruas / Gláucio Gil Neves)
Campo Grande encoberta pela fumaça dificulta visão de pôr-do-sol. (Foto: Direto das Ruas / Gláucio Gil Neves)

Se você achou que a pancada de chuva que caiu em Campo Grande nesta quarta-feira (7) seria suficiente para levar a fumaça embora, se enganou. 24 horas depois da tempestade, a Capital voltou a ficar encoberta pela névoa cinzenta que apaga paisagens e dificulta a visão de motoristas.

Francisco Fagundes, de 51 anos, é motorista de aplicativos e afirma com convicção que fumaça está em toda a cidade. Por conta da profissão, ele chega a circular Campo Grande de ponta a ponta em alguns dias. "À noite, com as luzes [do carro] acesas, você vê aquela névoa ainda mais visível. É triste porque a gente lembra do descaso com o meio ambiente”, completa.

O professor de educação física, Valmir Cândido, de 50 anos, partilha da mesma afirmativa: “A culpa é da própria humanidade”.

Motorista de aplicativo diz que toda a cidade está encoberta pela fumaça. (Foto: Kísie Ainoã)
Motorista de aplicativo diz que toda a cidade está encoberta pela fumaça. (Foto: Kísie Ainoã)

Vendedor a céu aberto, Pedro Henrique Soares, 17 anos, sente na pele a mudança climática. O jovem vende morangos na Avenida Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas. Desse ponto, Pedro tem visão do horizonte, quer dizer, tinha, antes da fumaça aparecer.

“Essa situação já tem vários dias. Eu tenho observado que isso acontece na cidade inteira”, afirma Pedro Henrique. Ele mora na região norte, saída de Cuiabá, e de lá consegue ver parte da cidade. Névoa cinza, confusão certa com nuvens de chuva. “Tem hora que a gente pensa que tá formando tempo de chuva, mas é só fumaça”, finaliza o vendedor.

Fumaça escondendo prédios vista dos Altos da Avenida Afonso Pena. (Foto: Kísie Ainoã)
Fumaça escondendo prédios vista dos Altos da Avenida Afonso Pena. (Foto: Kísie Ainoã)

Mesmo com a chuva as temperaturas se mantêm elevadas, em Campo Grande. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o termômetro bateu 37,7 °C na tarde de hoje, sem uma gota de chuva. Para esta sexta-feira (9), a previsão é de temperatura máxima de 40 °C.

E no interior? - O calor extremo continua no Estado. Muitas cidades ainda estão com temperaturas acima dos 40 graus e sensação térmica se aproximando dos 50. Segundo o relatório do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, a maior temperatura registrada nesta quinta-feira foi em Corumbá, com máxima de 42,5 °C e sensação de 50 °C. Água Clara que esteve no posto de “cidade mais quente do Brasil”, registrou 41,8 °C, mesma de Selvíria.

Amambai, Cassilândia, Coxim, Juti, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Três Lagoas e Caarapó também ficaram acima dos 40 °C.

Nos siga no Google Notícias