ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

No último feriadão antes da Piracema, pousadas só tem vagas para 2020

Maioria das pousadas e barcos hotéis já fecharam reservas; além da piracema, MS altera sistema de pesca a partir do ano que vem

Silvia Frias | 10/10/2019 10:13
Pescador no Rio Taquari, em foto divulgada por pousada: grande procura no feriadão (Foto/Divulgação)
Pescador no Rio Taquari, em foto divulgada por pousada: grande procura no feriadão (Foto/Divulgação)

No último feriado prolongado antes do período da piracema, pousadas e pesqueiros da região do Pantanal estão sendo disputadas pelos turistas esportivos. Muitos amadores já se programaram com antecedência e alguns estabelecimentos só tem vaga para o feriadão de 2020.

O período de fechamento para pesca na Bacia do Rio Paraguai começa no dia 5 de novembro. A PMA (Policia Militar Ambiental) até iniciou a fiscalização especial, denominada Pré-Piracema para coibir irregularidades ambientais. Além dessa proibição, novas restrições para pesca entrarão em vigor a partir de 2020 em Mato Grosso do Sul, em que será permitida apenas a modalidade pesque e solte.

O destino principal são os rios da região do Pantanal. Em 2018, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) cadastrou 68 mil pescadores. Destes, 60 mil informaram como destino Corumbá.

No Lontra Pantanal Hotel, na região do Rio Miranda, em Corumbá, a maioria dos 18 apartamentos já estava reservada em setembro, segundo a subgerente Conceição Louveira, fechando a lotação máxima, de 96 pessoas. Os valores desembolsados variam conforme o pacote, que pode incluir a locação de barco, motor e o serviço do piloteiro, profissional responsável por encontrar os melhores pontos de pesca no rio.

A preparação, aliás, é característica de quem gosta da atividade. O pico da pesca vai de agosto a outubro e, por isso, muitos se agendam com antecedência. A atendente da Agência Pesca Sem Fronteiras, Clau Santos, explica que alguns estabelecimentos já estão negociando o feriadão de 2020.

PMA já iniciou operação Pré-Piracema para coibir irregularidades (Foto/Arquivo)
PMA já iniciou operação Pré-Piracema para coibir irregularidades (Foto/Arquivo)

A empresa atende hotéis e barcos pesqueiros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, neste caso, Porto Murtinho e Corumbá. Os barcos são atrativos para turistas, apesar do preço um pouco mais salgado: a diária pode sair até R$ 5 mil, mas depende de cada pacote oferecido.

Em Coxim, ainda é possível encontrar vagas nas pousadas, como na Rancho da Serra, localizada às margens do Rio Taquari, a 15 quilômetros do município. O proprietário Marcelo Floriano disse que ainda é possível agendar. Muitos pescadores – grupo de amigos e famílias - fecharam com antecedência, a maioria, de Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Além dos apartamentos na pousada, ainda é possível locar chalés e ranchão.

O pacote mínimo sai a R$ 160, sem contar com a locação de barcos, petrechos e contratação de piloteiro, feito em separado.

Este será o último ano antes das mudanças previstas para pesca em Mato Grosso do Sul. Por enquanto, o governo do Estado limita a retirada de peixe em 5 kg de pescado, mais um exemplar de espécie autorizada e cinco piranhas. Há uma lista de espécies proibidas, como o dourado. Para 2020, entrará em vigor a cota zero, em que será permitido apenas o pesque e solte.

Nos siga no Google Notícias