ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Pantanal do Estado está no mapa de conflitos ambientais

Alan Diógenes | 23/07/2014 22:11

Produzido por 23 universidades e organizações civis, o Atlas de Justiça Ambiental aponta que o Brasil registra pelo menos 58 disputas, sendo uma grande responsável por estes números, uma só empresa brasileira de mineração.

Não chega a ser uma surpresa que o Brasil, com seu modelo econômico baseado na expansão da agricultura e mineração e com sua geração de energia dependente de grandes hidroelétricas, possua muitos conflitos ambientais.

Porém, a situação pode ser ainda pior do que muitos imaginavam: com 58 disputas oficialmente registradas, nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de conflitos ambientais.

Uma delas esta na região de Corumbá e Ladário, localizada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que possui a terceira maior reserva de minério de ferro no Brasil e resulta em conflito ambiental com as populações tradicionais que vivem na região.

A Organização Não Governamental (ONG) ECOA – Ecologia e Ação, desde 2003 trabalha na resolução destes conflitos que se arrastam até os dias atuais, como, por exemplo, o não acesso a água.

Este processo de diálogos multisetoriais para a solução de conflitos na região, atualmente conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF/MS) em Corumbá (MS).

Além deste, existem também outros conflitos ambientais pelos territórios e violação dos direitos humanos de comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas que vivem no Pantanal, mas que ainda não constam no Atlas.

Nos siga no Google Notícias