ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Pantanal teve menos chuvas do que o esperado em abril

Região noroeste do Estado também apresentou menos precipitação do que se espera, com base em outros anos

Guilherme Correia | 04/05/2022 10:11
Nuvens se formam em rio na região do Pantanal; cenas como esta não foram tão comuns quanto o esperado, em abril deste ano. (Foto: Arquivo)
Nuvens se formam em rio na região do Pantanal; cenas como esta não foram tão comuns quanto o esperado, em abril deste ano. (Foto: Arquivo)

O mês de abril registrou até 50% a menos de chuvas do que o esperado no Pantanal e na faixa Nordeste de Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4) em boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Segundo o órgão vinculado à Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), os acumulados de chuva somaram entre 30 e 60 milímetros nesses locais, com exceção de Ladário e Costa Rica onde as precipitações não ultrapassaram 30 milímetros.

Já nas regiões Centro-Sul e Sudeste do Estado, as chuvas ficaram acima da média histórica, com acumulados entre 90 e 180 milímetros, o que corresponde a até o dobro do que era esperado de chuvas para esses territórios durante o mês.

O município de Sonora foi o que teve pior índice de chuva no período, apenas 6 milímetros, 95% abaixo do que era esperado. Já Sidrolândia, com 110,4 milímetros, teve chuvas 21% acima do previsto.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Para o próximo trimestre, são esperadas chuva entre 100 a 300 milímetros no Estado, sobretudo na região Sul, que deve concentrar maior quantidade - pelo menos, 200 milímetros.

Segundo o Cemtec, a variação ocorre por conta do La Niña, fenômeno que acontece devido ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico e gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica, que impactam no regime das chuvas de todo continente.

Além disso, as temperaturas do ar devem ser mais altas, com baixa umidade relativa do ar devido à ausência ou menor cobertura de nuvens.

Nos siga no Google Notícias