ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 14º

Meio Ambiente

Primeiro fórum de mudanças climáticas começa nesta segunda-feira na Capital

Secretaria aponta o evento como o mais importante do calendário ambiental no Estado

Por Natália Olliver | 31/03/2024 18:24
Vitoria Regia, no Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende)
Vitoria Regia, no Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende)

Campo Grande recebe o primeiro Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul. O evento é, segundo a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) o mais importante do calendário para a pasta. Ele acontece nos dias 1º e 2 de abril, no auditório do Sebrae/MS. O tema é “Por um MS Verde, o tempo é agora”.

Conforme Artur Falcette, secretário-executivo da Semadesc, em 2022, o Governo do Estado implantou o Fórum Estadual de Mudança Climática, mas não tinha ativado ainda. Agora, ele será usado através do comitê científico e de câmaras técnicas. O secretário Jaime Verruck, explica que o encontro é um ambiente de debate e aprendizado.

“O Fórum é um grande ambiente que congrega a discussão de toda a política pública ambiental do Estado com ampla participação da sociedade, de todos os segmentos, setor produtivo, academia, instituições de pesquisa e comunidades tradicionais do nosso Estado”.

O primeiro dia contará com a participação do pesquisador e Coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Daniel Vargas. Ele vai abordar a urgência da transição climática e a transformação do verde em valor.  Também será discutido a importância em tornar Mato Grosso do Sul um território conhecido internacionalmente como livre de carbono, ou carbono zero até 2030.

O evento contará com especialistas como Renato Roscoe, Jeconias Júnior e Mônica de Los Rios, que discutirão sobre a adesão dos municípios à agenda climática, estratégias estaduais de Redd+ jurisdicional, e o papel do setor produtivo.

Já no segundo dia, 2 de abril, o fórum oferecerá oficinas práticas. Todas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias