ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Programa prevê ações para preservar colmeias em meio ao Pantanal

Iniciativa é desenvolvida pela ONG Ecoa junto à famílias ribeirinhas e assentamentos rurais.

Anahi Gurgel | 08/07/2018 16:29
Apicultores durante manejo de colmeias no Pantanal. Projeto busca acabar com desaparecimento das populações de abelhas. (Foto: Divulgação/ Ecoa)
Apicultores durante manejo de colmeias no Pantanal. Projeto busca acabar com desaparecimento das populações de abelhas. (Foto: Divulgação/ Ecoa)

O fenômeno mundial conhecido como Colapso das Colmeias (CCD, na sigla em inglês), provocado pelo uso de agrotóxicos nas lavouras, também atinge Mato Grosso do Sul. Para impedir o desaparecimento dos insetos, a ONG Ecoa - Ecologia e Ação - vem desenvolvendo o projeto "Oásis", junto às famílias produtoras de mel no Pantanal.

O uso de agrotóxicos pode destruir os polinizadores. Os insetos enfraquecem, podem perder a orientação e não retornar às colmeias.

"O Oásis é um programa de conservação de polinizadores e polinizadores, não são só insetos. O Pantanal, em suas regiões mais selvagens, ainda livre de agrotóxicos, pode ser um refúgio para a conservação destes polinizadores, detalha Iasmim Amiden, coordenadora do programa.

A produção de mel, sustentável, é uma das frentes deste programa, sendo desenvolvido junto aos ribeirinhos e moradores de assentamentos rurais que têm a apicultura como fonte de renda alternativa.

São repassadas orientações sobre manejo adequado para conservação das colmeias.

Apicultor realiza o manejo de mel em propriedade do Pantanal, onde programa Oásis é desenvolvido. (Foto: Divulgação/Ecoa)
Apicultor realiza o manejo de mel em propriedade do Pantanal, onde programa Oásis é desenvolvido. (Foto: Divulgação/Ecoa)

O Pantanal foi escolhido porque fica, muitas vezes, distante das grandes lavouras, fora do alcance dos agrotóxicos. Aliado a essas características, há floradas o ano todo, que fornecem néctar e pólen para os polinizadores. "O mel é limpo e contribui eficazmente para a sobrevivência das famílias", ressalta Iasmim.

Um seminário já foi realizado na sede do MPF (Ministério Público Federal), mostrando que o problema atinge, principalmente, as áreas das grandes lavouras.

A mortandade das abelhas é observada em regiões dos Estados Unidos e muitos países da Europa. No Brasil, acomete até mesmo o Rio Grande do Sul, maior produtor do País.

Potencial - O município de Bonito foi sede, em 2017, do II Seminário de Apicultura do Cerrado, realizado pela Feams (Federação de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul) e pela Embrapa Pantanal. O evento priorizou a cadeia produtiva e destacado os pontos onde a apicultura pode se fortalecer no estado.

Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de mel do Brasil e tem potencial para comercializar muitos outros derivados, como pólen, a cera e a própolis. Tanto é, que obteve a primeira IG (Indicação Geográfica) do Brasil para o Mel do Pantanal.

A produtividade é de 52,33 quilos de mel por colmeia ao ano, segundo dados da Feams. A média nacional é de 18 quilos.

Nos siga no Google Notícias