ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Rio Aquidauana terá mutirão de limpeza neste fim de semana

Lixo acumulado será recolhido do leito e depois destinado a local adequado

Por Cassia Modena | 20/03/2024 08:47
Vista aérea do Rio Aquidauana em época de cheia, no ano passado (Foto: Divulgação)
Vista aérea do Rio Aquidauana em época de cheia, no ano passado (Foto: Divulgação)

Um mutirão de limpeza será feito no Rio Aquidauana, que banha quatro cidades de Mato Grosso do Sul, neste domingo (23). A previsão é que o trabalho comece às 5h e vá até as 10h.

Será priorizado o trecho de 19 quilômetros de extensão que começa na barra do Rio Taquarussu e o pesqueiro Toca da Onça, na região conhecida como "portal do Pantanal" do município de Aquidauana. Lixo de todo tipo será retirado do leito e depois destinado a locais adequados pela prefeitura.

Farão o trabalho funcionários da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e membros de outras instituições públicas da cidade.

A ação é chamada de "Despoluição do Rio Aquidauana" e será realizada para chamar atenção à necessidade de proteger os recursos hídricos, aproveitando a proximidade da data com o Dia Mundial da Água (22).

A limpeza será realizada por terra, às margens do Rio Aquidauana, e também na via fluvial com uso de 40 embarcações para o grupo se movimentar.

Lixo - Segundo a PMA, lixo no curso d'água é registrado diariamente pelas equipes de fiscalização e, quase sempre, os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.

O acúmulo de resíduos pode contribuir à proliferação de vetores que transmitem doenças como a dengue, zika, chikungunya, febre amarela, raiva, leptospirose, febre bubônica, criptococose e a salmonelose.

Além disso, pode comprometer atividades econômicas como a pesca, turismo e transporte.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias