ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Sem as chuvas esperadas, incêndio no Pantanal pode ser pior este ano, diz Ecoa

Pantanal levou pela 2ª vez o prêmio trágico de "Lago Ameaçado do Ano" dado à área úmida em perigo devido à intervenção humana

Paula Maciulevicius Brasil | 01/02/2021 12:35
Fogo no Pantanal queimou mais de quatro milhões de hectares em 2020. (Foto: Natalina Mendes)
Fogo no Pantanal queimou mais de quatro milhões de hectares em 2020. (Foto: Natalina Mendes)

"Não me lembro de que alguma vez choveu tão pouco aqui nos meses de verão como neste momento. Mas precisamos da chuva. Se não chegar logo, e se não houver muito, a próxima temporada de incêndios será definitivamente pior que a última". A fala de desabafo e alerta é feita pelo diretor da organização Ecoa (Ecologia e Ação), André Luiz Siqueira.

Nesta segunda-feira (1º), o Pantanal ganhou pela segunda vez o triste prêmio de "Lago Ameaçado do Ano" pelo Global Nature Fund (GNF) e a Rede de Lagos Vivos que apresentam o prêmio anualmente em fevereiro em comemoração ao "Dia Mundial das Áreas Úmidas", celebrado amanhã (02). O prêmio foi "oferecido" ao Pantanal pela primeira vez em 2007, 14 anos atrás e é dado a um lago ou área úmida que esteja altamente em perigo devido à intervenção humana.

Pior? - Se 2021 for pior em água do que o mesmo período anterior, quando o Pantanal registrou 40% a menos de chuva, a queimada pode ser devastadora. Segundo o Ecoa, no ano passado, a região registrou a pior seca dos últimos 60 anos e a pior queimada, quando mais de 4 milhões de hectares do bioma foram consumidos pelo fogo, o equivalente a 1/3 da maior área úmida continental do planeta.

Sem chuva esperada para janeiro, cenário pode se repetir e ainda de pior forma em 2021. (Foto: Marcos Maluf)
Sem chuva esperada para janeiro, cenário pode se repetir e ainda de pior forma em 2021. (Foto: Marcos Maluf)

"E estes não são apenas números: sinto por casa pessoa que sobrevive nesta região, sinto por cada árvore e cada animal que não consegue fugir desta situação ou morre de fome após os incêndios, porque não consegue mais encontrar alimento. O número de animais mortos também está na casa dos milhões. E os efeitos devastadores desses incêndios criminosos no cenário Sul-Americano, mas também no cenário mundial, ainda não puderam ser totalmente avaliados", levanta André.

Ainda conforme o Ecoa, grande parte dos incêndios de 2020 pode ser atribuída ao uso do fogo para o desenvolvimento de novas terras agrícolas, prática considerada comum pelos agricultores para "limpar" as áreas cultivadas.

Premiado pela segunda vez como "Lago Ameaçado do Ano", o Fundo Mundial para a Natureza (GNF) e a Rede de Lagos Vivos, querem quebrar o que chamam de círculo vicioso: quando á área úmida diminui e a agricultura aumenta, a perda de área florestal leva ao aumento da temperatura e à redução das estações chuvosas, o que resulta,  segundo publicação do Ecoa, em  áreas secas  e mais suscetíveis a incêndios.

Keli salva galinhas de incêndio em uma fazenda do Pantanal. (Foto: Sílvio de Andrade)
Keli salva galinhas de incêndio em uma fazenda do Pantanal. (Foto: Sílvio de Andrade)

Para preservar o que resta do Patrimônio Mundial da Unesco, as instituições por trás do prêmio dizem que é necessária uma ação repensada e determinada das pessoas no local, mas também na América do Norte e na Europa.

"Já nomeamos o Pantanal como Lago Ameaçado do Ano em 2007, mas circunstâncias extraordinárias exigem medidas extraordinárias. Há 14 anos, a ameaça ao hotspot da biodiversidade no Pantanal já era aguda. No entanto, estamos surpresos e chocados com o desenvolvimento dramático dos últimos meses. Se não agirmos agora – imediatamente! – de fato, em breve não restará nada que valha a pena proteger no Rio Paraguai. Isso seria uma enorme perda", diz a presidente da GNF Marion Hammerl.

Medidas - A publicação do Ecoa diz ainda que parceiros locais da GNF e da Living Lakes estão fazendo tudo o que é possível para minimizar os efeitos dos incêndios na flora e fauna, como por exemplo, doação de toneladas de alimentos para os animais do Pantanal que estão ameaçados pela fome na área de incêndio, além de cuidados veterinários. A Ecoa também vem treinando voluntários de grupos e comunidades da região para serem brigadistas e lidar com as chamas e trabalhar com a prevenção.

Ação dos brigadistas foi intensa no ano passado no combate ao fogo. (Foto: Elias Campos)
Ação dos brigadistas foi intensa no ano passado no combate ao fogo. (Foto: Elias Campos)

No entanto, para as organizações, é preciso medidas mais abrangentes como ampliação e implementação das leis de proteção ambiental no Brasil, além de punições às violações e um diálogo diplomático com os vizinhos Paraguai e Bolívia.

“A premiação do Pantanal como Lago Ameaçado do Ano 2021 no Dia Mundial das Áreas Úmidas deve ser um alerta para deter a dinâmica destrutiva neste precioso conjunto de ecossistemas. Se isto não for bem sucedido, surge um cenário que, segundo os cientistas, se torna mais provável a cada ano que passa: o colapso ecológico. Isso transformaria a diversidade viva ao redor de rios, lagos e pântanos em um deserto nas próximas décadas e cabe a todos nós evitarmos este pesadelo", enfatiza a presidente da GNF Marion Hammerl.

Nos siga no Google Notícias