ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Tornado atinge região do Vale do Ivinhema em dia de alerta de tempestade

Fenômeno foi gravado por moradores na área rural de Taquarussu; ainda não há relatos de estragos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 21/11/2023 13:47


Tornado se formou nesta terça-feira (21) poucos minutos antes da chuva atingir a região rural do município de Taquarussu, no Vale do Ivinhema e perto do Rio Paraná. Moradores gravaram o momento em que o fenômeno começou a se formar em nuvem-funil e depois se transformou em tornado, tocando ao solo (veja as imagens acima).

“Em Taquarussu, depois da igrejinha, rapaz do Céu, trem tá feio mesmo, hein?”, se espantou morador que seguia pela rodovia e captou o momento em que o tornado se formava. Outro vídeo mostra o redemoinho de terra em áreas de lavoura.

Nesta terça, ventou forte e teve chuva de pouco mais de 15 milímetros na região de Nova Andradina, cidade a 33 km de Taquarussu. Apesar da imagem assustadora do fenômeno, ainda não há relatos de danos causados pelo temporal.

Segundo o portal Mundo Escola, o tornado é tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de centro de baixa pressão atmosférica. A palavra tornado é originária do termo espanhol tornada, que significa tempestade. Sua formação ocorre quando frentes frias chegam a regiões onde o ar está mais quente e instável.

Alerta - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuva intensa com ventos de até 60 km por hora em 71 municípios de Mato Grosso do Sul até o fim desta noite. Taquarussu e todas as demais cidades do Vale do Ivinhema estão nessa área.

Conforme o alerta, há risco de queda de energia, queda de árvores e alagamentos nas áreas das regiões centro-sul, norte, leste, sudoeste e nordeste do Estado. A população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, próximo a torres e placas de propaganda, além de evitar também usar aparelhos ligados à tomada.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias