ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Visitante barulhenta, saracura quebra silêncio da madrugada em área urbana

Ave vive em matas ciliares e às margens de córregos, onde vocaliza para marcar território.

Por Clara Farias | 10/10/2025 17:35

Em meio ao concreto e às luzes da cidade, um som diferente ecoou na madrugada desta sexta-feira (10) na região da Chácara Cachoeira, em Campo Grande. O canto forte e ritmado vinha do Parque Ecológico Águas do Prosa. Era a saracura-três-potes, uma visitante comum nas margens de córregos e matas ciliares, mas rara de se perceber tão perto do centro urbano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A saracura-três-potes, ave pequena de até 40 centímetros, foi avistada no Parque Ecológico Águas do Prosa, em Campo Grande, surpreendendo moradores com seu canto característico na madrugada desta sexta-feira (10). A espécie, comum em margens de córregos, raramente é vista em áreas urbanas. Segundo o estudante de Ciências Biológicas Lucas Ribas Casanova, o comportamento noturno da ave é uma adaptação evolutiva para evitar competição sonora. A saracura possui plumagem castanho-esverdeada, é onívora e se alimenta de capim, sementes, frutas e pequenos animais.

Segundo o estudante de Ciências Biológicas e observador de aves Lucas Ribas Casanova, de 22 anos, o canto ouvido não é um acaso. "Elas costumam vocalizar no início da manhã, de madrugada e no final da tarde, quando já está escuro. Às vezes, também durante a noite ou o dia”, explica.

O motivo, segundo ele, é uma adaptação evolutiva. "Durante a evolução, alguns animais desenvolveram hábitos que os ajudam a sobreviver e garantir a continuidade da espécie. No caso da saracura, cantar à noite pode ser uma forma de evitar a competição sonora", descreveu Lucas. Ainda segundo ele, durante a noite, menos aves cantam, e a vocalização é considerada essencial para defender o território.

Visitante barulhenta, saracura quebra silêncio da madrugada em área urbana
Sacura-três-potes tem até 40 centímetros e costuma viver próximo a corregos (Foto: Lucas Casanova)

A saracura-três-potes é uma ave pequena, de até 40 centímetros, e costuma habitar áreas de mata e margens de córregos. Possui plumagem castanho-esverdeada, olhos atentos e passos lentos, quase sempre escondida entre folhas e galhos baixos. É onívora e costuma se alimentar de capim, sementes, frutas, larvas, pequenos peixes e insetos, apanhados do chão ou em águas rasas.

Na região bastante movimentada e com barulho de trânsito intenso na Avenida Afonso Pena, o canto da saracura no Parque Águas do Prosa mostra que a nossa Capital segue com o encanto do interior.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.