Visível a olho nu, Saturno será o ponto mais brilhante próximo à Lua
Para uma observação mais detalhada, recomenda-se o uso de binóculos ou um pequeno telescópio
Entre as 2h o início da manhã de quinta-feira (22), na direção leste, será possível observar a olho nu a conjunção entre a Lua e Saturno. Embora pareçam próximos, ainda há uma certa distância entre os corpos celestes no céu. Em um horizonte livre, o encontro do brilho da Lua com o tom dourado de Saturno poderá ser visto em todo o Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na madrugada de quinta-feira (22), Lua e Saturno estarão em conjunção, visíveis a olho nu na direção leste. O fenômeno, uma aproximação aparente dos astros da perspectiva terrestre, poderá ser observado entre 2h e o amanhecer. O brilho lunar e o tom dourado de Saturno serão visíveis em todo o estado, em locais com pouca poluição luminosa. Conjunções entre a Lua e planetas são frequentes. Outras conjunções ocorrerão em maio: Lua e Vênus na madrugada do final do mês, na constelação de Peixes, e Lua e Júpiter no dia 28, ao anoitecer, entre as constelações de Touro e Cocheiro. Binóculos ou telescópios aprimoram a observação, especialmente de Saturno e Júpiter.
“A conjunção é uma aproximação aparente entre dois corpos no céu. Eles parecem estar muito próximos entre si, do nosso ponto de vista aqui na Terra”, explica o acadêmico de Física e monitor da Casa da Ciência e Cultura, Henrique Arcuri.
As conjunções entre a Lua e os planetas ocorrem com frequência, cerca de uma vez por mês para cada planeta. Henrique destaca que é difícil fotografar a Lua junto com um planeta devido ao forte brilho do satélite natural, mas o fenômeno é totalmente visível a olho nu. Neste caso específico, o ideal é evitar locais com muita poluição luminosa, já que Saturno tem brilho relativamente fraco.
O próximo fenômeno astronômico ocorrerá no fim de maio, com a conjunção entre a Lua e Vênus, visível na madrugada seguinte, antes do amanhecer, na constelação de Peixes. A última conjunção do mês será no dia 28, quarta-feira, quando a Lua encontrará Júpiter ao anoitecer, na direção noroeste, entre as constelações de Touro e Cocheiro.
Para uma observação mais detalhada, recomenda-se o uso de binóculos ou um pequeno telescópio, especialmente para Saturno e Júpiter. Se conseguir registrar o momento, compartilhe nas redes sociais marcando @campograndenews.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.