ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Visto do alto, fogo serpenteia pela vegetação e varre o verde em Porto Murtinho

Condições climáticas propícias a incêndios voltaram a se repetir neste 2021

Aline dos Santos | 24/08/2021 09:54


Visto do alto, o incêndio na região de Porto Murtinho tem proporções de impressionar. Uma língua de fogo serpenteia pela vegetação, reduz o verde a pó e é sempre ameaça para os animais. Enquanto as chamas se espalham, uma vasta cortina de fumaça polui o ar.

Nesta temporada do fogo 2021, voltaram a ser repetir as condições climáticas propícias a incêndios: altas temperaturas, tempo seco e a forte velocidade dos ventos. O Corpo de Bombeiros realiza a operação Portal do Pantanal desde sexta-feira (dia 20). Ainda não há informação sobre a área atingida

“Chegamos aqui na sexta-feira com reforço e iniciamos uma operação para contenção desse incêndio. A grande maioria dos focos de incêndio está sendo controlada pelo Corpo de Bombeiros. O problema é que o clima está muito seco, o vento muito forte e alta temperatura. A gente consegue controlar um foco, mas surgem outros na região e vai se tornando de grandes proporções”, afirma o tenente-coronel Fernando Carminati .

Os bombeiros contabilizaram 3.800 ocorrências de incêndios florestais entre janeiro e 22 de agosto de 2020, enquanto o mesmo período neste ano, registrou 4.029.

O Ministério do Desenvolvimento Regional vai repassar R$ 8,6 milhões para reforçar o combate a incêndios florestais em Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. Os recursos serão suficientes para ampliar as ações por, pelo menos, três meses.

Nos siga no Google Notícias