ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Montadora chinesa Chery obtém liminar que suspende IPI maior até dezembro

Redação | 22/09/2011 10:23

Reuters

A montadora Chery conseguiu na Justiça Federal do Espírito Santo suspensão por 90 dias da medida que elevou a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados.

O processo apresentado pela Chery no Espírito Santo, por onde chegam os carros da montadora chinesa ao país, é o primeiro contra a medida que elevou o tributo em 30 pontos percentuais para veículos importados em meados deste mês, segundo a associação de importadores Abeiva.

A liminar foi concedida pelo juiz Alexandre Miguel, da 1a vara civil do Espírito Santo em Vitória, informou a Chery na manhã desta quinta-feira.

Com isso, o recolhimento do imposto maior, que havia sido determinado em medida do governo federal este mês, passa a valer a partir de 15 de dezembro, segundo a empresa.

Em 15 de setembro, o governo anunciou um forte aumento na taxação de veículos importados, numa ofensiva para estimular a produção nacional.

O IPI foi elevado em 30 pontos percentuais, para até 55%, até o final de 2012, e a medida passou a valer já em 16 de setembro, atingindo principalmente marcas asiáticas que por enquanto estão trabalhando apenas com importação de produtos prontos no país, como a Chery. A montadora chinesa está erguendo uma fábrica em São Paulo que deve ficar pronta em 2013.

Segundo a Chery, o pedido de liminar foi baseado em dispositivo constitucional que estabelece prazo de 90 dias para a entrada em vigor de cobrança de tributo a partir da publicação de decreto.

Apesar disso, a Abeiva informou que está tentando diálogo com o governo e que não pretende encaminhar recursos judiciais contra o aumento do imposto. "A atitude da Chery foi isolada", informou a assessoria de imprensa da associação.

Nos siga no Google Notícias