ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

André inaugura obra do Samu em Corumbá e diz que integra o MS Forte-2

Zemil Rocha | 28/08/2013 15:46
Puccinelli dando entrevista ao chegar em Corumbá nesta tarde (Fotos: Facebook)
Puccinelli dando entrevista ao chegar em Corumbá nesta tarde (Fotos: Facebook)
Governador ladeado por Nelsinho, Marun e prefeitos de Corumbá e Ladário
Governador ladeado por Nelsinho, Marun e prefeitos de Corumbá e Ladário

O governador André Puccinelli inaugurou nesta tarde de quarta-feira (28) as novas instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Corumbá. Além de André, participaram da solenidade há pouco, na Avenida Nossa Senhora da Candelária, os prefeitos de Corumbá, Paulo Duarte, e de Ladário, José Antônio Assad de Farias e os secretários estaduais Nelsinho Trad (Articulação com os Municípios) e Habitação (Carlos Marun). O prédio foi construído anexo ao 3º Grupamento de Bombeiros.

Em seu pronunciamento, o governador André Puccinelli destacou a importância do Samu e informou que a obras integra intevestimentos do programa MS Forte-2, recentemente lançado. Após a inauguração, André e Nelsinho já foram para o aeroporto para retornar a Campo Grande. Marun continuará em Corumbá até amanhã para fiscalizar obras habitacionais e também discutir projetos com o prefeito Paulo Duarte.

No lugar de uma sala improvisada, agora a base descentralizada do Samu para Corumbá e região está bem instalada em um prédio, que recebeu investimentos de R$ 761.885,50, adequado às necessidades de atendimento e propiciando melhores condições de trabalho para as equipes do serviço de urgência e emergência.

Parte do pacote de investimentos do MS Forte 2, especificamente para a área da saúde, o novo prédio tem área de 979,84 m2, dividido em dois blocos, o administrativo - onde funcionará a sala de treinamento, de reunião, de enfermagem, sanitários, arquivo, copa, sala de estar e dormitórios - e o bloco operacional - onde entrará em operação a sala de equipamentos, almoxarifado, sala de utilidades, esterilização e dispensa médica. Abrigo para as viaturas e local para lavagem das macas e ambulâncias também integram o conjunto.

Fruto de gestão compartilhada entre a Secretaria de Saúde do Estado e o Município, o Samu funciona integrado ao Corpo de Bombeiros em Corumbá e tem 44 profissionais, dentre os quais 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros. A central possui duas viaturas de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado para atendimento à população nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Anastácio e Coxim. Os profissionais se revezam 24 horas por dia nos atendimentos emergenciais.

Nos siga no Google Notícias