ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

André propõe a ministro da Educação 8% de reajuste em piso nacional

Zemil Rocha | 06/05/2013 19:03
André tenta articular acordo nacional com reajuste de 8% para professores (Foto: Divulgação)
André tenta articular acordo nacional com reajuste de 8% para professores (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli e a secretária de Educação do Estado, Nilene Badeca, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), apresentaram hoje ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma proposta para reajuste nacional do piso dos professores, que representa algo em torno de 8%. “Apresentamos uma proposta para reajuste de piso que é o índice anual do INPC, mais a metade da variação do custo Fundeb”, explicou Puccinelli.

Segundo o governador, a proposta é equivalente ao que o governo do Estado negociou com a Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems). “Fizemos um acordo no Estado e estamos propondo que ele seja aplicado em nível nacional”, disse.

Indagado sobre o índice, André confirmou que a proposta é algo em torno de 8%. “Se ficar em cima da proposta que está tramitando na Câmara, e não é aprovado, fica em torno de 20% a 22%”, advertiu o governador. “Antes que chegue o final do ano, estamos negociando uma proposta consensual entre governadores, prefeitos, Consed, Undime e CNTE”, acrescentou.

Para André, a proposta da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) está muito acima da realidade dos Estados. “O Leão da CNTE quer muito mais, mas é questão de sentarmos uma ou duas vezes. Lá em Mato Grosso do Sul deu consenso, estamos bem com a educação”, declarou, sobre o presidente da entidade nacional dos trabalhadores em educação.

As negociações, segundo André, estão evoluindo bem. “Falta ser aceita por três ou quatro governadores que estão renitentes”, apontou, sem contudo revelar os nomes.

Ônibus, tablets e conjuntos - Durante a reunião com o ministro da Educação, segundo Nilene Badeca, ficaram assegurados para Mato Grosso do Sul a aquisição de 15 mil tabletes para professores, a aquisição de mais 50 onibus para atender municípios do Estado e 26,1 mil conjuntos escolares.

No caso dos ônibus, ela explicou que cada um custa R$ 240,5 mil e a conquista de 50 veículos completa com os 300 entregue pela presidente Dilma Roussef em visita a Campo Grande, na semana passada.

Quanto aos 26,1 mil conjuntos escolares, Nilene revelou que o custo é de cerca de R$ 4 milhões. "É para este ano. Esses conjuntos escolares já deveriam ter sido distribuído, mas a ata de registro de preços venceu em janeiro e não deu tempo para a gente aderir", explicou.

Os tablets já estão emepnhados para atender Mato Grosso do Sul, só aguardando ata de registro de preços.

Nos siga no Google Notícias