ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após 30 anos, Moreninhas elegem dois vereadores

Paula Maciulevicius | 08/10/2012 11:30
Chiquinho Telles, foi presidente da associação de moradores nas Moreninhas e agora é vereador eleito com 3,7 mil votos. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Chiquinho Telles, foi presidente da associação de moradores nas Moreninhas e agora é vereador eleito com 3,7 mil votos. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Um dos bairros mais populosos de Campo Grande, as Moreninhas, onde há mais de 30 mil eleitores, conseguiu eleger dois vereadores nestas eleições. A região colocou na Câmara de Vereadores Chiquinho Telles e Coringa,  ambos do PSD (Partido Social Democrático). Não foi a primeira vez que os moradores da região tentaram chegar à Câmara e dessa vez tiveram sucesso, após 30 anos de existência do bairro.

Com 3,7 mil votos, Francisco Almeida Teles, conhecido como Chiquinho Telles, ficou em 21° lugar e correspondeu a 0,86% da votação total. Já Ademar Vieira Júnior, o Coringa, na 25ª posição, com 3,1 mil votos, teve 0,64% da preferência dos eleitores.

Os dois nasceram em Fátima do Sul e estão na Capital desde a década de 80. Moradores da Moreninha III, foram presidentes da Associação de Moradores do bairro, um seguido do outro. Primeiro Coringa, 34 anos, em 1999. Em 2001, foi a vez de Chiquinho Telles, 32 anos, que permaneceu no cargo até 2005.

A dupla segue a mesma trajetória, de liderança comunitária e ações sociais nos bairros mais pobres de Campo Grande e não negam, começaram a campanha política assim.

Chiquinho Telles tem entre as profissões, os cargos de comerciante, radialista e assessor parlamentar do deputado Marquinhos Trad (PMDB). Apresentador em dois programas de rádio comunitária, ele reforça que era ouvido por cerca de 200 mil pessoas da região do Anhanduizinho e Bandeira.

A campanha foi feita entre amigos e com reforço do trabalho na presidência da associação de moradores e da associação fundada por ele, Campo Grande de Ação Comunitária.

“Nós nunca paramos. Isso foi reconhecido, a preferência em eleger gente do bairro”, diz.

Como líder comunitário, Chiquinho avalia que hoje os eleitores mudaram o perfil na hora de escolher e agora optam por representantes. “Eu vejo que as pessoas começaram a analisar. O povo está cansado de repetir e começou a votar nas pessoas. O conceito de eleger doutores, médicos, já passou. O eleitor está mais inteligente”, conclui.

Coringa, também presidente da associação de moradores das  Moreninhas, eleito com 3,1 mil votos. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Coringa, também presidente da associação de moradores das Moreninhas, eleito com 3,1 mil votos. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Já Coringa, vem de tentativas de se eleger. Técnico e professore de escolinha de futebol, tem em bairros pobres, 10 polos de escolinhas de futebol que atendem mil crianças.

Na política, foi candidato a vereador e a deputado estadual nos anos de 1998 e 2000. “Fui candidato e perdi, mas não desisti e continuei em busca dos projetos. Como de ambulância comunitária, clínica de recuperação que dá apoio para dependentes químicos”, explica.

O agora vereador, fala que a campanha sempre foi de trabalhar nos bairros e de pé no chão. “O eleitor não quer mais um vereador acomodado. Está cansado de vereador que fica dentro de gabinete. Quer um vereador que vá para rua, ouvir a população, fiscalizar a execução dos serviços”, avalia sobre a escolha de líderes comunitários como representantes na Câmara Municipal.

Enquanto Moreninahs fizeram dois vereadores, o campeão em habitantes, Aero Rancho, não teve a união dos 36 mil moradores. A representante do bairro, presidente da Associação de Moradores, Maria Bezerra teve 1,1 mil votos e ficou na 83ª posição, com apenas 0,26% do total de votos.

Nos siga no Google Notícias