ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Após orientação do PDT, Dagoberto votará contra PEC dos Precatórios

Parlamentares do partido foram fundamentais para aprovação do texto em primeiro turno

Ana Paula Chuva | 09/11/2021 11:53
Deputado federal Dagoberto Nogueira, vice-líder do PDT no Congresso. (Foto: Divulgação)
Deputado federal Dagoberto Nogueira, vice-líder do PDT no Congresso. (Foto: Divulgação)

Após votarem a favor da PEC dos Precatórios, deputados da bancada do PDT foram orientados pelo partido a mudar de posicionamento no segundo turno da votação, marcado para esta terça-feira (9).  Com isso, o deputado federal de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira deve votar contra o projeto de emenda constitucional que pretende estabelecer um teto e permitir o parcelamento dos pagamentos das dívidas judiciais do governo federal a partir de 2022.

A PEC dos Precatórios irá possibilitar o financiamento do Auxílio Brasil. Com isso, cerca de R$ 91,6 bilhões ficarão disponíveis em seu orçamento.

Ao Campo Grande News, Dagoberto afirmou que sempre votou com a decisão e orientação da bancada e, por maioria, decidiram mudar a posição na votação de hoje. No primeiro turno, a votação foi apertada e não teria avançado no Congresso caso não tivesse o apoio do PDT. O governo precisava de 308 votos e obteve 312, graças aos 15 pedetistas, entre eles, o parlamentar sul-mato-grossense, que votaram a favor da proposta do presidente Jair Bolsonaro.

“Iremos votar não. A decisão se deu em nome da preservação da nossa unidade partidária. O PDT teve um papel fundamental na questão da PEC dos precatórios, pois mudamos decisivamente o texto que estava cheio de ‘maldades', conseguimos o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios em 240 meses, o que aliviará as contas públicas e permitirá que os mesmos invistam em avanços e melhorias não só na educação, mas também em outras áreas como saúde e transporte”, disse Dagoberto.

Painel de votação dos parlamentares do PDT de todo o Brasil na PEC dos Precatórios. (Foto: Reprodução)
Painel de votação dos parlamentares do PDT de todo o Brasil na PEC dos Precatórios. (Foto: Reprodução)

Segundo o parlamentar, a política é estratégica e com ou sem o PDT, a PEC teria dois turnos de votação e que o partido apresentou um substitutivo e lutou por ele, caso contrário, o cenário seria ainda pior.

“A bancada bolsonarista e o centrão possuem votos suficientes para aprovação desta legislação e de tantas outras que eles já aprovaram na Casa de Leis. Seguimos com nosso posicionamento, firmes pelo fortalecimento do projeto que acreditamos para o Brasil, o PND (Plano Nacional de Desenvolvimento), com Ciro Gomes”, finalizou o parlamentar.

Pego de surpresa com a postura de 62% da bancada pedetista no Congresso a favor da proposta, o ex-ministro e pré-candidato pela sigla, Ciro Gomes, anunciou a retirada de sua candidatura à presidência da República pelo PDT.

Assim como ele, o deputado Vander Loubet (PT) afirmou que também votará contra a PEC dos Precatórios nesta terça. No primeiro turno, o parlamentar esteve ausente, mas afirmou que “conforme consenso definido pela bancada do PT na Câmara, vou votar contra”.

E o deputado Fábio Trad (PSD), único da bancada sul-mato-grossense a votar contra no primeiro turno, manteve seu posicionamento e afirmou que a pressão para aprovar a PEC é múltipla e varia, inclusive, em seus métodos.

“Embutiram na PEC outros temas para pressionar os parlamentares a votarem a favor do calote em milhões de pessoas em todo o país. Por isso, hoje renovo com o povo e votarei não a PEC do calote”, afirmou o parlamentar em vídeo.

Procurados pela reportagem, os demais deputados da bancada sul-mato-grossense não retornaram até a publicação do texto. Mas no primeiro turno, votaram a favor do projeto: Bia Cavassa e Rose Modesto do PSDB, Loester Trutis e Luiz Ovando do PSL. Já Beto Pereira, também do PSDB, esteve ausente na primeira votação.

Nos siga no Google Notícias