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Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/06/2012 14:50

Aprovado na Câmara projeto que federaliza 460 km de rodovias em MS

Fabiano Arruda
Pelo projeto, MS 112 pode ser uma das estradas que passarão a ser federais. (Foto: Divulgação)Pelo projeto, MS 112 pode ser uma das estradas que passarão a ser federais. (Foto: Divulgação)

A CVT (Comissão de Viação e Transporte) da Câmara Federal aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei 2.841/11 que tornam federais 460 quilômetros de rodovias em Mato Grosso do Sul. Agora, o texto segue para apreciação pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

A nova rodovia federal começa em Ilha Solteira (SP) e passa por Chapadão do Sul. Segue em território sul-mato-grossense até Alto Taquari (MT). A rodovia termina no entroncamento com a BR-163, no município de Marcelândia.

Pelo projeto, o trecho que ser federalizado no Estado começa pela MS-444, na divisa com São Paulo, passando pela MS-112. A partir daí pode-se utilizar a MS-426 e a MS-306, até Chapadão do Sul.

Outra alternativa estudada é que o percurso, a partir da MS-112, utilize a MS-316 até o entroncamento com a MS-320, que dá acesso a Chapadão do Sul, onde a intenção é federalizar cerca 150 quilômetros da rodovia MS-306 até divisa com o estado de Mato Grosso. Com isto, o total pode somar 460 quilômetros de estradas federais.

A matéria inclui no PNV (Plano Nacional de Viação) 2,2 mil quilômetros de estradas que hoje são geridas pelos governos estaduais em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Na prática, a partir do momento em que a estrada é federalizada, os recursos para reparos e a competência passa a ser da União por meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).



Seria isso um "escambo" para passar trechos da 163 e da Raposo Tavares?
 
Cristiano Arruda em 03/06/2012 12:20:30
Qual a vantagem em federalizar esta rodovia? Tempos atrás foram estaudalizadas outras rodovias federais? E aí, na prática o que acontece?
 
laercio souza em 01/06/2012 06:15:42
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