ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Bancada e produtores vão a Gleise discutir conflito de terra em MS

Zemil Rocha | 24/05/2013 19:03
Moka articulou a reunião com Gleise para a próxima terça-feira (Foto: Arquivo)
Moka articulou a reunião com Gleise para a próxima terça-feira (Foto: Arquivo)

A bancada federal de Mato Grosso do Sul, os deputados estaduais e lideranças dos produtores rurais vão discutir os recentes conflitos de terras com indígenas no Estado com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na próxima terça-feira (28), às 14 horas. A reunião foi articulada pelo coordenador da bancada, senador Waldemir Moka (PMDB).

Para Moka, o governo federal precisa tomar medidas efetivas para evitar o agravamento da crise. “Coloquei para a ministra que a situação chegou a um ponto insustentável, que não pode ser mais ignorado pelo governo federal”, afirmou o senador.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), na opinião de Moka, deve suspender todos os processos de demarcações de terras até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue os embargos declaratórios sobre a aldeia Raposa Serra do Sol, em Roraima. “Enquanto o Supremo não decidir essa questão, as demarcações têm que ser interrompidas”, argumentou Moka.

Numa atitude inédita, a mobilização envolverá, além dos 11 deputados federais e senadores e produtores rurais, todos os 24 deputados estaduais, que se comprometeram a ir a Brasília para buscar solução para o conflito, agravado com a invasão da fazenda do ex-deputado Ricardo Bacha no último final de semana. Os deputados ameaçam deixar votar projetos de lei enquanto o governo federal não der uma solução.

Nos siga no Google Notícias