ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Bolsonaro anuncia Tereza Cristina como ministra da Agricultura

Presidente eleito confirma em rede social indicação da Frente Parlamentar do Agronegócio; deputada de MS já era cotada para o posto

Humberto Marques | 07/11/2018 17:31
Tereza Cristina em visita a Bolsonaro durante a campanha eleitoral; deputada indicada para o Mapa pela FPA teve nome confirmado pelo presidente eleito. (Foto: Divulgação)
Tereza Cristina em visita a Bolsonaro durante a campanha eleitoral; deputada indicada para o Mapa pela FPA teve nome confirmado pelo presidente eleito. (Foto: Divulgação)

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou na tarde desta quarta-feira (7) a indicação da deputada federal sul-mato-grossense Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM) para o cargo de ministra da Agricultura em sua gestão. O nome foi levado a ele por congressistas que integram a FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio), presidida pela parlamentar –que já era cotada para o posto antes mesmo de Bolsonaro ser confirmado vencedor do segundo das eleições, em 28 de outubro.

“Boa noite! Informo a todos a indicação da senhora Tereza Cristina da Costa Dias, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ao posto de Ministra da Agricultura”, informou o presidente em postagem no seu Twitter oficial. Segundo o UOL, integrantes da FPA estiveram com Bolsonaro momentos antes, no CCCB (Centro Cultural Banco do Braisl), onde a equipe de transição presidencial trabalha.

Em nota assinada por 30 de seus integrantes, a FPA reforçou que a indicação de Tereza Cristina se deu por consenso “entre parlamentares e entidades representativas da agropecuária”, com o nome sendo aceito por Bolsonaro para o comando da pasta.

Tereza Cristina foi a primeira mulher indicada para o ministério de Bolsonaro –sua equipe deve contar, ainda, com mais quatro mulheres. A deputada sul-mato-grossense declarou apoio ao presidente eleito ainda durante a campanha, reunindo-se com ele em seu apartamento no Rio de Janeiro. Ela também participou de discussões envolvendo a ideia de unificar os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, manifestando preocupações com o fato de a medida incluir áreas sem relação com a produção (como saneamento).

Produtora rural e engenheira agrônoma, ela comandou o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado) e atuou nas diretorias da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), Acrissul (Associação dos Criadores) e dos sindicatos rurais de Sonora, Campo Grande e Terenos; já ocupou a pasta de Produção e Turismo na gestão de André Puccinelli (MDB), acumulando também o comando da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e exerce seu primeiro mandato como deputada federal –já sendo alçada ao comando da FPA.

Com a confirmação da indicação, a vaga de Tereza Cristina na Câmara Federal deve ser assumida pelo primeiro suplente da coligação, o hoje deputado Geraldo Resende (PSDB).

Bancada da FPA levou a Bolsonaro nome de Tereza Cristina, respaldado também por entidades do setor agropecuário. (Foto: FPA/Divulgação)
Bancada da FPA levou a Bolsonaro nome de Tereza Cristina, respaldado também por entidades do setor agropecuário. (Foto: FPA/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias