ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Política

Bolsonaro confirma vinda para lançamento de radar no MS dia 30

Desta vez governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estará presente no lançamento de radar em Ponta Porã

Gabriela Couto | 25/06/2021 11:01
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve reencontrar o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para inauguração de novo radar; agenda é igual a de Corumbá em agosto do ano passado (Foto Divulgação) 
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve reencontrar o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para inauguração de novo radar; agenda é igual a de Corumbá em agosto do ano passado (Foto Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou presença no lançamento do radar do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), no dia 30 de junho, em Ponta Porã. O evento contará com a presença do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB) que não esteve na última agenda do presidente no Estado.

A comitiva presidenciável chegará no Aeroporto Internacional de Ponta Porã por volta das 10h. O grupo segue para o local onde está o radar, na rua Guia Lopes, próxima à praça do Ciclista. Em seguida as autoridades almoçam junto no próprio local. Bolsonaro deve deixar o Mato Grosso do Sul por volta das 14h30.

O equipamento é o último a ficar pronto do sistema de controle de tráfego aéreo na região de fronteira entre Bolívia e o Paraguai, principal rota dos traficantes que entram com cocaína no Brasil. Em Corumbá, Bolsonaro participou da inauguração de um radar igual no dia 18 de agosto do ano passado.

Na oportunidade ele enalteceu a importância do primeiro dos três equipamentos que entrariam em funcionamento no Estado. "Estamos inaugurando aqui algo que ajudará e muito a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal no combate ao ilícito, especialmente o tráfico de drogas e de armas ilegais", discursou o presidente.

Os radares estão preparados para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira). Os três sistemas custaram R$ 127 milhões ao cofre do governo federal.

De modelo LP23SST-NG, o equipamento faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. Eles possuem capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Vale destacar que os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), o que permite rápido acesso a toda cadeia produtiva, agilizando os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante.

Nos siga no Google Notícias