ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bolsonaro sanciona com vetos projeto que limita ICMS dos combustíveis a 17%

Itens como diesel, gasolina, energia elétrica, passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis

Adriano Fernandes | 23/06/2022 21:24
Veículo sendo abastecido em posto de gasolina da Capital. (Foto: Marcos Maluf) 
Veículo sendo abastecido em posto de gasolina da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou com vetos o projeto que limita em 17% a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), sobre o preço dos combustíveis. Entre as normas vetadas, está a que previa que, em caso de perda de arrecadação provocadas pelo teto do ICMS, a União deveria compensar os estados e municípios.

Pelo texto aprovados itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que impede que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade.

Até então, alíquota sobre esses produtos chegava a até 30% em algumas regiões. O ICMS é a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios.  Os estados afirmam que a mudança vai impactar diretamente no orçamento. Em um ano serão R$ 80 bilhões aos cofres estaduais do país. Só para Mato Grosso do Sul o impacto seria de R$ 1 bilhão.

Diante deste panorama os secretários de Estado de Fazenda pediam a compensação integral das perdas de arrecadação que vão ter com as novas regras, e uma implementação gradual do teto do imposto de 17% para combustíveis, energia, comunicações e transporte.

O STF (Supremo Tribunal Federal), por meio do ministro André Mendonça, deu 24h para o governo federal, a Câmara e o Senado se manifestarem sobre a proposta. Mas o pedido foi em vão. A partir de agora os estados, só vão poder cobrar 17% nos combustíveis.

Nos siga no Google Notícias