A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/07/2016 09:44

Câmara proíbe 25 vereadores candidatos de pedir voto lá dentro

Alberto Dias
Recesso parlamentar vai até 2 agosto. (Foto: Arquivo)Recesso parlamentar vai até 2 agosto. (Foto: Arquivo)

Quando os vereadores retornarem do recesso parlamentar, em 2 de agosto, terão de ficar atentos às regras eleitorais que serão expedidas pela Câmara Municipal neste período. Conforme o chefe de gabinete da presidência, Fernando Miceno, um Ato Legislativo é preparado para proibir a entrada de materiais de campanha, como adesivos, santinhos e folders, entre outras questões.

"Os funcionários também não poderão comparecer a comitês eleitorais durante o expediente e candidatos não podem pedir voto lá dentro", explica Miceno. O email e aplicativo (app) de celular da Câmara também funcionarão como canais de denúncia sobre irregularidades eleitorais de vereadores candidatos, afinal, eles não deixam os trabalhos nem a função parlamentar durante a campanha na busca de votos. A exemplo dos pleitos anteriores, eles deverão se dedicar à reeleição fora do expediente.

Justamente por isso, o recesso de 19 dias que começa após a sessão desta quinta-feira (14) mostra-se "precioso" para os 26 vereadores da Capital que se declaram candidatos, entre os 29 que integram a casa de leis. E será durante o recesso que a maioria começará efetivamente a corrida eleitoral, que nesta ano será mais curta e com novas regras expedidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que restringem a atuação dos candidatos, bem como as doações e os tetos financeiros para as campanha.

Na presidência da Câmara, a informação é que 90% dos vereadores já se declaram pré-candidatos. Entre os 29 parlamentares, apenas três não querem mais a vereança. São eles: Mario Cesar (PMDB), Herculano Borges (SD), Airton Saraiva (DEM). Os demais terão de tomar certos cuidados para não descumprirem as regras, sob a pena de serem denunciados pela própria Câmara ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions