ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Candidatos focam Ceinfs em debate sobre educação infantil na Capital

Fabiano Arruda e Mariana Lopes | 14/09/2012 17:48
Candidatos à Prefeitura de Campo Grande em debate promovido pelo MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil) nesta sexta. (Foto: Divulgação)
Candidatos à Prefeitura de Campo Grande em debate promovido pelo MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil) nesta sexta. (Foto: Divulgação)

No debate sobre educação infantil, promovido pelo MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil) nesta tarde, no antigo Museu Dom Bosco, em Campo Grande, os Ceinfs (Centro de Educação Infantil) viraram “a menina dos olhos” dos candidatos a prefeito.

Diante de um auditório lotado, a maioria formada por educadores, eles falaram de suas propostas sobre o tema e, em comum, pregaram o aumento do número de Ceinfs na Capital.

O candidato do PMDB, Edson Giroto, pregou a construção de mais 30 unidades na cidade como primeiro objetivo, admitindo que o número ainda é insuficiente, e dizendo que “é preciso traçar metas”. Além disso, defendeu a prioridade na formação de profissionais por meio da abertura de concurso.

Giroto foi aplaudido ao pregar que o Ceinf funcione apenas no período diurno para que a criança tenha convívio coma família à noite.

A resposta veio diante do argumento do candidato do PSTU, Suél Ferranti, para que os centros funcionem também no noturno, já que muitos pais trabalham no período. Ele afirmou ainda que as questões relacionadas à educação infantil serão tratadas em seu mandato, caso eleito, pelos conselhos municipais.

Reinaldo Azambuja, do PSDB, também pregou o funcionamento das unidades apenas no período diurno e a participação incisiva da Secretaria de Educação no controle dos Ceinfs.

Vander Loubet, do PT, disse que pretende aumentar para 50 o número de Ceinfs em Campo Grande, abrir concurso público para contratação de profissionais, desenvolver políticas de saúde para as crianças e implementar a renda do programa “Brasil Carinhoso”, do Governo Federal, para as famílias.

Candidato Vander Loubet fala sobre propostas para educação infantil na Capital. (Foto: Mariana Lopes)
Candidato Vander Loubet fala sobre propostas para educação infantil na Capital. (Foto: Mariana Lopes)

Marcelo Bluma, candidato pelo PV, argumentou que, durante seu mandato de vereador, constatou que um dos maiores problemas no setor é a falta de vaga nas unidades e também nas creches, mas foi outro a admitir a necessidade da construção de mais Ceinfs, “mantendo a qualidade”.

Ele também defendeu a criação de parcerias com entidades não governamentais na gestão e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para servidores da Educação. Ainda cobrou o aumento do efetivo da Guarda Municipal na vigilância das unidades, bem como o controle das salas por meio do videomonitoramento.

Para o candidatado do PSOL à Prefeitura, professor Sidney Melo, seguiu a linha de criar mais unidades, no entanto, quer que os profissionais sejam incentivados a se qualificarem. “Não adianta construir Ceinf só em linha de ônibus para as pessoas verem. É preciso escolher pontos estratégicos da cidade”, completou.

Ausência - O único candidato que não esteve presente no debate foi Alcides Bernal, do PP. A assessoria de imprensa do parlamentar alega que ele não foi convidado para o evento.

A organização do debate argumentou nesta tarde que pode ter ocorrido “uma falha de comunicação”, já que enviou dois emails de convite ao parlamentar.

Nos siga no Google Notícias