Senadores definem primeiras agendas oficiais contra tarifaço em Washington
Agenda oficial começa nesta segunda-feira (28), com encontro com embaixadores brasileiros e empresários

Os oito senadores que compõem a missão para somar esforços na negociação das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros já estão nos Estados Unidos e se reúnem neste domingo (27) para alinhar e preparar as estratégias do grupo durante as agendas oficiais. Os últimos parlamentares a desembarcarem em Washington foram os senadores Jaques Wagner (PT), Rogério Carvalho (PT) e Carlos Viana (Podemos).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Senadores brasileiros iniciam missão nos EUA contra tarifas impostas a produtos nacionais. Delegação busca reverter aumento de 50% e reabrir diálogo entre os países. Primeira reunião em Washington alinhou estratégias para encontros com autoridades americanas. Agenda oficial começa hoje com reuniões na embaixada brasileira e na Câmara de Comércio dos EUA. Senadores discutirão com empresários e representantes do Conselho Empresarial Brasil-EUA. Objetivo é proteger setor produtivo brasileiro e restabelecer relações institucionais.
Os senadores sul-mato-grossenses Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP) chegaram ontem (26) e já se reuniram com parte da delegação formada pelos parlamentares Esperidião Amin (PP), Marcos Pontes (PL) e Fernando Farias (MDB). O objetivo da primeira reunião em solo americano foi atualizar os integrantes da comitiva sobre os temas prioritários da missão.
- Leia Também
- Senadores de MS chegam aos EUA e definem estratégias de reuniões contra tarifaço
- Riedel cobra ação federal e reduz expectativas sobre missão de senadores aos EUA
Para Trad, coordenador da missão, o objetivo é garantir o equilíbrio e reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos. “Esta missão representa uma resposta madura do Parlamento brasileiro para retomar o diálogo com os Estados Unidos e proteger os interesses do nosso setor produtivo”, afirmou.
A agenda oficial da comitiva começa na manhã desta segunda-feira (28), com reuniões com a embaixadora Maria Luiza Viotti, o embaixador Roberto Azevêdo e diplomatas brasileiros, na residência oficial da Embaixadora do Brasil em Washington. Durante a tarde do primeiro dia, estão previstas discussões na sede da U.S. Chamber of Commerce, com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
Na terça-feira (29), a comitiva dos senadores brasileiros irá se reunir com cinco parlamentares no Congresso Americano. O nome dos congressistas não foram revelados. Em entrevista a Globo News, na última semana, Nelsinho disse que o sigilo dos interlocutores é uma medida para não prejudicar a articulação que está sendo construída.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.