ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Com pesquisas vetadas, 2012 vive situação inusitada para eleitor

Aline dos Santos | 14/09/2012 14:25

Último levantamento de intenção de voto que veio a conhecimento público data de quase um mês

Na reta final para a campanha, não há números divulgados sobre a preferencia do eleitor entre os 7 candidatos em Campo Grande. (Montagem)
Na reta final para a campanha, não há números divulgados sobre a preferencia do eleitor entre os 7 candidatos em Campo Grande. (Montagem)

As eleições se aproximam em Campo Grande com uma importante ausência: os números das pesquisas eleitorais. Desde julho foram registradas onze pesquisas para prefeito no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), mas a maioria não pôde ser divulgada por decisão da Justiça Eleitoral. A última que veio a conhecimento público data de quase um mês.

“A juíza está avaliando errado o processo eleitoral. Ela não tem conhecimento sobre a metodologia de pesquisa”, reclama o diretor do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), Lauredi Borges Sandim, sobre as decisões da juíza da 36ª Zona Eleitoral, Elizabeth Rosa Baisch. O Ipems teve três pesquisas barradas pela Justiça.

Conforme Lauredi, a magistrada exige simulação de segundo turno incluindo os sete candidatos, com 49 simulações. Ele explica que de praxe são colocados os nomes dos dois melhores colocados.

“Aqui, são o [Edson]Giroto e o [Alcides] Bernal. Querem que simule Sidney [Melo] e Suél [Ferranti], o que é fora de qualquer preceito técnico metodológico. Em São Paulo, são 15 candidatos e os institutos só simulam segundo turno com primeiro, segundo e terceiro”, salienta.

Segundo o diretor do Ipems, caso seja inclusa todas as simulações, cada questionário vai levar 15 minutos para ser respondido, dobro do tempo normal. Para Lauredi, a juíza deveria ouvir os institutos de pesquisa antes de barrar a publicação.

Assessor jurídico da coligação liderada por Reinaldo Azambuja, o advogado José Rizkallah Júnior afirma que as impugnações são feitas porque os questionários são tendenciosos. “Isoladamente, só a simulação do segundo turno não seria passível de impugnação. Mas é a indução de raciocínio, é toda tendenciosa”, justifica.

A coligação impugnou pesquisas do Ipems, Atlas Assessoria e Planejamento e Ibope. Segundo ele, a Justiça defere os pedidos e os institutos não recorrem. O advogado frisa que os institutos insistem em apresentar o mesmo questionário já vetado. Conforme registro no TRE/MS, as pesquisas têm custos entre R$ 6.220 e R$ 33 mil.

A juíza tem acatado os pedidos contra a publicação das pesquisas com base principalmente nos questionários, apontados como falhos. Em nota, a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) informou que a juíza determinou a não publicação de uma pesquisa eleitoral possivelmente tendenciosa.

Preocupação e marqueteiros - Especialista em Geografia Política, Tito Carlos Machado de Oliveira afirma que a ausência de pesquisas é preocupante. “Toda a população tem que ter direito à informação. Tem que vir a público”, avalia.

Segundo ele, se há dúvida sobe a metodologia, os partidos podem recorrer à Justiça e impedir, por exemplo, que a pesquisa seja apresentada no horário eleitoral gratuito.

Ele lembra que a pesquisa tem influência sobre a parcela de pessoas que não votam de acordo com a consciência. “É uma coisa nojenta que ‘pegou’ na população, que se condicionou a votar em que vai ganhar. Principalmente na classe média”, diz.

Professor de Ciência Política na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Neimar Machado de Sousa relata que o eleitor passa por um processo de “apatia política”, que se traduz na baixa audiência da propaganda eleitoral e no desconhecimento de quem são os candidatos. Neste cenário, ele analisa que a divulgação da pesquisa tem mais efeito entre os marqueteiros político do que para o eleitorado.

Nos siga no Google Notícias