ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Delcídio prega "agilidade" para Bernal superar crise com a Câmara

Zemil Rocha | 03/12/2013 19:38
Para Delcídio, Bernal tem de anunciar mudanças "nos próximos dias" (Foto: arquivo)
Para Delcídio, Bernal tem de anunciar mudanças "nos próximos dias" (Foto: arquivo)

O senador Delcídio do Amaral (PT) ficou satisfeito com a reunião com sete vereadores que hoje integram maioria oposicionista da Câmara de Campo Grande, onde o prefeito Alcides Bernal (PP) tem apoio de apenas oito dos 29 integrantes, e defendeu efetividade e agilidade na construção do governo de coalizão. “Eu senti que os vereadores estão com boa vontade pela governabilidade”, definiu o senador, que é pré-candidato ao governo do Estado e está preocupado com a crise política na Capital.

Bernal reuniu-se na noite de ontem com os vereadores Waldecy Chocolate (PP), Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Jamal Salem (PRB), Alceu Bueno (PSL), Edson Shimabukuro (PTB), Paulo Pedra (PDT) e Paulo Siufi (PMDB).

Para Amaral, é preciso dar efetividade aos entendimentos que estão sendo buscados junto aos vereadores, por ele próprio, o secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, e outros aliados. Considera que a formação de um governo com participação de novos aliados deve ser implementada com urgência. “Eu acho que tem que ser este mês, nos próximos dias”, defendeu o parlamentar.

Indagado se a construção do governo de coalizão só passa pelas secretarias da Juventude e da Mulher, bem como o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMCG), Delcídio demonstrou preferência por uma reestruturação mais ampla. “Eu acho que quando você busca a governabilidade tem de ter abertura para se discutir. Não só espaço a serem ocupados, mas eventualmente fazer alguns ajustes”, defendeu. Ponderou, porém, que “isso é uma decisão do prefeito”.

Bom momento – O senador Delcídio do Amaral considera que o prefeito Alcides Bernal vive um bom momento e tem de aproveitá-lo para superar a crise política. “Estou sentindo que o momento é de entendimento entre as partes, entre a prefeitura e a Câmara. Se buscar a governabilidade necessária para você poder trabalhar por Campo Grande. Um enfrentamento entre Executivo e Legislativo e a batalha judicializada é muito ruim”, avaliou.

Delcídio vê “todo mundo imbuído em buscar entendimento”, a fim de a Capital volte a crescer. “Mostra pelo menos a responsabilidade de todos os detentores de mandato com Campo Grande”, enfatizou. “Isso implica em que todoo mundo tem de ceder um pouco”, ponderou.

Na opinião do senador, é absolutamente necessário o entendimento entre o prefeito Alcides Bernal e os vereadores. “Governo sem política não anda. Já levou muito tempo e temos de resolver. Campo Grande tem projetos importantes que precisam ter andamento. Não dá para gente esperar mais”, pregou.

Com o fim da crise política, o senador considera que será mais fácil superar as demandas judicializadas. “Quando se judicialia isso não tem fim. Entra liminar, se cassa liminar, Comissão Processante é suspensa, volta”, disse Amaral, lembrando que tudo isso causa insegurança. “A cidade fica paralisada e com um mundo de coisas para se fazer”, observou.

Articulador político – O senador petista também elogiou o papel que está sendo desempenhado por seu primeiro suplente, Pedro Chaves, como articulador político do governo de Alcides Bernal. “Pedro vem fazendo um trabalho paciente. É uma pessoa experiente, um republicano, um cara sério, de sucesso. Estou vendo de maneira muito positiva, amena como tem se relacionado com o Alcides”, destacou.

Questionado se a luta de Chaves e sua própria pode resultar numa base majoritária para Bernal na Câmara, Delcídio respondeu: “É possível. Falei para os vereadores ontem. Respeito a posição deles. Acho possível o pacto pela governabilidade. Se isso levar à maioria, melhor ainda”, disse. “Senti que os vereadores estão preocupados com Campo Grande e espero que Alcides tenha essa mesma percepção”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias