ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Denúncia da Coffee Break contra deputado será julgada dia 7 no TJ

Ministério Público denunciou 24 pessoas pela compra de votos para cassação do ex-prefeito Alcides Bernal

Aline dos Santos | 01/02/2018 10:26
Tribunal de Justiça decide no dia 7 sobre denúncia contra Paulo Siufi. (Foto: Marcos Ermínio)
Tribunal de Justiça decide no dia 7 sobre denúncia contra Paulo Siufi. (Foto: Marcos Ermínio)

Vagando desde junho de 2016, a denúncia da operação Coffee Break tem data marcada para ter uma primeira definição da Justiça. Na próxima quarta-feira (dia 7), o Órgão Especial do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deve decidir se aceita ou não a denúncia contra o deputado estadual Paulo Siufi (PMDB). Por ter uma cadeira na Assembleia Legislativa ele tem direito a foro privilegiado, enquanto a parte contra demais políticos e empresários tramita na 6ª Vara Criminal de Campo Grande.

Na Coffee Break, que tem mais de 40 mil páginas, o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciou 24 pessoas pela compra de votos para cassação do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Os crimes são de associação criminosa e corrupção.

Na lista de denunciados aparecem o ex-governador André Puccinelli (PMDB), o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PTB), o ex-prefeito Gilmar Olarte, o deputado estadual Paulo Siufi (PMDB), e os vereadores Otávio Trad (PTB), Carlos Augusto Borges (PSB), Gilmar da Cruz (PRB) e João Rocha (PSDB).

No dia 7, se a denúncia contra Siufi for aceita, começa o processo. Na hipótese de ser rejeitada, o documento é arquivado. A expectativa dos advogados de defesa é que a decisão norteie a Justiça na denúncia que corre na primeira instância.

“O julgamento no Tribunal de Justiça servirá de jusrisprudência para a outra parte da denúncia  que está no Fórum”, afirma o advogado André Borges, que atua na defesa do vereador Otávio Trad. Para ele, o Órgão Especial tem experiência para corrigir exageros e despropósitos do que classifica de “mal encaminhada denúncia”.

Desde 2016, a denúncia se reveza entre o primeiro grau e o TJ/MS. As mudanças ocorrem em razão do foro privilegiado, primeiro prerrogativa do então prefeito Olarte e, agora, com o deputado Paulo Siufi. A reportagem não conseguiu contato com o deputado e nem com o advogado Renê Siufi, que atua na sua defesa.

Nos siga no Google Notícias