ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 25º

Política

Depois de Lotesul estadual, vereador quer criar LotoCG, a loteria da Capital

Autor da proposta, Delei Pinheiro (PSD), propõe uma nova forma de arrecadação para o Executivo

Gabriela Couto | 12/09/2022 15:15
Várias bolas de jogos de loteria que são colocados para sorteio em globo. (Foto: Divulgação)
Várias bolas de jogos de loteria que são colocados para sorteio em globo. (Foto: Divulgação)

Começou a tramitar na Câmara Municipal o projeto de lei número 10.772/22, que cria a LOTOCG (Loteria Campo Grande), para o Executivo explorar quaisquer das modalidades lotéricas previstas na legislação federal vigente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento.

O objetivo é arrecadar por meio de apostas ou da venda de bilhetes da loteria municipal para financiamento de ações e projetos e aporte de recursos de custeio nas áreas de saúde, assistência social e direitos humanos, financiamento de ações e de projetos e ao aporte de recursos de custeio da política pública de habitação de interesse social, pagamento de prêmios e custeio de ações e projetos de acessibilidade e de inclusão das pessoas com deficiência ou idosas.

Os valores dos prêmios que não tenham sido resgatados em 90 dias pelos apostadores contemplados serão revertidos ao FUNDHAB (Fundo Municipal de Habitação). A justificativa do parlamentar vai para além de uma ferramenta capaz de incrementar a arrecadação municipal. “Tem o potencial de financiar e fomentar pastas como Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e Habitação conforme proposta deste projeto”, pontuou Delei.

Só no primeiro quadrimestre de 2021, as loterias federais geraram R$ 2,74 bilhões em arrecadações. O valor é 13% maior do que os R$ 2,42 bilhões em repasses contabilizados durante o mesmo período de 2020.

“A loteria municipal viabiliza impactar diretamente na vida dos cidadãos Campo-grandenses com recursos revertidos da arrecadação lotérica para programas específicos voltados ao bem-estar social. Ademais, a proposta contempla que parte da receita lotérica seja para o custeio de sua operação, não tendo, dessa forma, acréscimo de despesas sem o devido lastro financeiro”, ressaltou.

A medida é parecida com a Lotesul, que voltou em vigor neste ano após mais de 15 anos sem operar no Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apresentou projeto no ano passado na Assembleia Legislativa, onde foi votado e aprovado. A Lotesul está em fase de habilitação de interessadas e já estava inclusa dentro da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2022, para a implantação com premiação inicial. O que já difere do projeto do vereador.

Nos siga no Google Notícias