ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputada recolhe assinaturas para CPI que vai investigar o CIMI

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 01/09/2015 10:56
Deputada Mara Caseiro defende criação de CPI. (Foto: Vanessa Tamires)
Deputada Mara Caseiro defende criação de CPI. (Foto: Vanessa Tamires)

A deputada estadual Mara Caseiro (PT do B) já tem as oito assinaturas necessárias para criar na Assembleia Legislativa, CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Hoje de manhã, os 24 deputados se reuniram para debater o assunto.

A reunião não parece ter sido das mais calmas, já que muitos saíram exaltados da sala onde acontecia a conversa, que durou quase duas horas. A bancada do PT ser contra. Os oito deputados que concordam com a CPI são: Zé Teixeira (DEM), George Takimoto (PDT), Paulo Correa (PR), Eduardo Rocha (PMDB), Marcio Frnandes (PT do B), Lidio Lopes (PEN), Mauricio Picareli (PMDB) e Mara Caseiro (PT do B).

Segundo a deputada Mara Caseiro, a investigação é para saber se o órgão é o responsável por incitar a violência entre índios e fazendeiros, conforme relatos de proprietário rurais. "Temos que saber quem são os elementos que estão incentivando o conflito, por que o Cimi não foi criado com essa intenção, tanto que recebem recursos de instituições até de fora do país, mas não fizeram nenhuma política para melhorar a situação dos índios", critica.

Já o deputado João Grandão (PT), defende que este não é o momento ideal para a criação desta CPI, visto que os conflitos ainda estão acontecendo em Antônio João. "Criar uma CPI neste momento é tirar foco, além disso ao invés de buscar um entendimento, isto vai acirrar mais os ânimos, atrapalhando a paz entre fazendeiros e indígenas", diz ele ao cobrar mais a participação da Funai nos confrontos.

O produtor rural e ex-deputado estadual Ricardo Bacha, esteve na Assembleia para apoiar a criação da CPI. "Essa CPI contra o Cimi vai poder averiguar se a entidade realmente financia e está por tras das invasões, por que existem indícios sérios apontando nessa direção".

O movimento Pátria Livre também participou e defendeu a paz no campo. "Sobre a CPI nós somos a favor de toda a investigação, pra saber se existe ações irregulares, não conhecemos o Cimi, mas como cidadãos precisamos observar e saber o que está acontecendo", disse Fabrícia Salles, presidente do movimento.

De acordo com a Mesa Diretora da Assembléia, a necessidade de oito assinaturas é apenas o primeiro critério para se criar a CPI. É preciso ainda analisar se existe um fato determinado e prazo para investigação.

Nos siga no Google Notícias